Coren distribui material com informações sobre a doença

Por

Audiovisuais e peças gráficas com informações, orientações e medidas preventivas sobre a Gripe A estão sendo disponibilizados aos profissionais de Enfermagem de todo o Rio Grande do Sul pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Com esta iniciativa, o conselho oferece material didático sobre os cuidados que as pessoas devem tomar diante da situação de emergência da pandemia. As orientações estão baseadas nos protocolos do Ministério da Saúde.
O material distribuído consiste em um CD com dois audiovisuais mais um fôlder e um marcador de páginas. Neles, as orientações básicas de proteção são acompanhadas de ilustrações. A presidente do Coren, Maria da Graça Piva, disse que a proposta é de que o material impresso ganhe local de grande visibilidade e ampla distribuição entre as pessoas e de que os audiovisuais sejam mostrados em palestras, salas de esperas, aberturas de eventos, escolas e instituições de saúde. “Autorizamos que o conteúdo do CD seja copiado, favorecendo que um número maior de pessoas tenha acesso às informações”, comenta.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou ontem mais duas mortes causadas pelo vírus no Estado. As vítimas são um homem de 42 anos, residente em Alpestre, e um homem de 27 anos, morador de Guaporé. O Rio Grande do Sul já tem 94 mortes registradas em razão da Gripe A.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a primeira temporada mais intensa da Gripe A está em sua fase final na América do Sul e nos demais países do hemisfério Sul. “O inverno na parte Sul do planeta está quase terminando e só mesmo na África do Sul é que os casos (do vírus H1N1) continuam a se expandir em um ritmo maior”, disse Gregory Hartl, porta-voz da OMS.