Apesar de discutirmos muito os avanços da Inteligência Artificial nos últimos anos, conhecendo soluções que podem contribuir em diferentes frentes dos negócios, o uso de recursos baseados em IA ainda não faz parte da rotina da maioria das empresas.
Um levantamento realizado pela Qive, plataforma voltada para a gestão de pagamento de contas, aponta que apenas 33% das companhias dizem utilizar IA no dia a dia, e só 16% investiram em orçamentos dedicados em soluções de IA nos últimos 12 meses. A pesquisa mostra ainda que 40% não investem financeiramente nesse tipo de tecnologia. A pesquisa, realizada entre agosto e setembro de 2025, ouviu 406 profissionais de diferentes setores e portes de organizações.
É claro que o uso da IA nas empresas desperta também alguns receios. No entanto, o ponto em que estamos é o de convocar as pessoas para assumirem o comando do uso de IA, aproveitando as tecnologias a partir das ações intelectuais dos profissionais, já que o conhecimento é insubstituível. Muitos profissionais temem perder suas posições, mas quem realmente vai ficar de fora é quem perder o bonde e não aprender e aproveitar essas iniciativas.
Não precisamos voltar muitos anos para rever outros momentos como o que estamos vivendo, em que grandes mudanças tecnológicas atravessaram os processos como até então eram conhecidos. Então, a hora é de aprendizado e de entender a melhor forma de explorar a IA no teu negócio. Investir nessas ferramentas como aliadas — não como substitutas — para aprimorar processos.

