Parece que foram ontem as festas de Ano Novo, mas já chegamos à última quinta-feira de janeiro. O início de ano sempre vem cheio do espírito de renovação, seja na vida pessoal ou nos negócios. Aquela sensação de poder mudar tudo que não estava 100% e estabelecer novas metas. Mas piscamos e o primeiro mês de 2026 já está chegando ao fim.
No entanto, ainda temos 11 meses pela frente. Portanto, se o planejamento do ano ainda não entrou na pauta do teu negócio, a hora é agora, não dá para deixar para depois. É claro que muitas surpresas podem surgir no caminho catapultando um negócio rumo às metas traçadas: mudanças de mercado, parcerias, contexto econômico, conexões com clientes importantes. Mas não dá para contar com o que não é possível prever. A rigor, uma meta só sai do papel com muito planejamento e com foco no processo.
O momento de parar, analisar quais as mudanças que se deseja fazer e entender os meios necessários para executar um projeto é tão importante quanto a rotina diária. Muitas vezes, o pequeno empreendedor pode pensar que ter um cronograma para alcançar metas não é algo que diga respeito ao negócio dele, seguindo com atenção somente ao dia a dia da operação. Mas caminhar sabendo onde se quer chegar facilita muito a jornada.
É preciso tempo para pensar, não só para executar. Entenda custos, converse com fornecedores, troque com o time, coloque as finanças na ponta do lápis e olhe para a concorrência. Planejamento exige conhecimento sobre o negócio para traçar metas reais e compreensão do mercado para saber onde se quer chegar. Ainda dá tempo de fazer de 2026 um grande ano.

