Na edição desta semana, contamos histórias de iniciativas do interior do Estado que têm mostrado que a inovação não está restrita à Capital. Lajeado, Santa Maria e Santa Rosa apontam o potencial de outras regiões do Rio Grande do Sul quando o assunto é desenvolvimento tecnológico.
É comum pensarmos que os grandes centros são sinônimos do que há de mais inovador. É claro que cidades maiores têm, de fato, essa característica, já que reúnem mais pessoas e mais empresas. Mas não é uma exclusividade: municípios do Interior estão atentos às possibilidades e carregam a missão de fomentar o ecossistema de inovação de suas regiões.
Em comum, startups ou centros de inovação de diferentes cidades ponderam a necessidade de reter talentos, já que muitos escolhem grandes centros para iniciar as suas carreiras. Mas, uma iniciativa alimenta a outra: mais projetos inovadores em uma cidade mostram para a comunidade que há, sim, muitas oportunidades por ali. Seja empreendendo, seja compondo iniciativas já existentes, há espaço para pensar em inovação em diversos lugares, rompendo as fronteiras da Capital.

