Sérgio Sampaio, vice-presidente de operações no Grupo Boticário, foi um dos panelistas da Gramado Summit 2025 e discutiu sobre a dificuldade de transformar ideias em ações resolutivas.
1. O jacaré da dúvida, o jacaré da ansiedade, o jacaré do medo.
Toda vez que você decide executar algo, para cada escolha, existem dez renúncias. Você dedica a coisa mais importante que tem na vida: o tempo. Que você não estoca, que você não tem mais, que você não tem menos. O que você pode fazer é utilizar ele da melhor forma. Então, a dúvida, a ansiedade, o medo, são comuns quando decidimos executar. Quem não faz nada, nunca vai errar. A coragem, não é a ausência do medo, mas é ter medo e realizar mesmo assim.
2. Cada passo importa, mesmo que seja pequeno.
Se você quer escrever um livro, senta lá e comece a rabiscar. Se você quer construir alguma coisa, comece a lutar. Dar o primeiro passo é o mais difícil. Erramos, acertamos e vamos nos movimentando e recalculando a rota.
3. O desafio da era da atenção que a gente está vivendo.
A hiperconexão faz com que chequemos o celular, em média, 150 vezes ao dia, a cada seis minutos. Tem gente que a cada 1 ou 2. A questão das redes sociais, onde dedicamos 2,5 horas, muitas vezes é um tempo perdido. A sobrecarga de informação equivale a mais de 4 livros. Para executar bem, você precisa de foco.
4. Nós precisamos hackear o nosso cérebro.
O desafio da cultura do imediatismo, milhares de opções, o scroll infinito, a exaustão. Como que eu posso executar algo com tantos estímulos? Aí que entra a técnica, a metodologia, a intencionalidade.
5. A força de vontade não existe.
Não se baseie só na moral, na força de vontade. A força de vontade é um conjunto de coisas que você faz para poder gerá-la. Ela é o resultado da disciplina, da consistência e do ambiente correto.
6. Engolir o sapo pela manhã.
Fazer o mais difícil primeiro. Mark Twain fala, 'se é para engolir o sapo, vamos engolir logo pela manhã.' Se você não engolir, ele cria garra, unha e sai rasgando cada vez mais. Se você tem que resolver um problema, já põe na frente e faz acontecer. Se você vai executar, comece pelo mais difícil.

