Lucas Eibs, 31 anos, é barista, produtor de eventos e idealizador do Café Porto Farrô, no bairro Farroupilha, em Porto Alegre. É formado em Gestão Comercial pela Fadergs e em Marketing pelo Senac-RS.
Todo negócio tem propósito e conceito, mas é imprescindível que quem empreende saiba comunicar isso em detalhes. Quando se fala em negócios de hospitalidade (restaurantes, bares, cafeterias), é preciso deixar claro por que existem, como funcionam, o que oferecem e quais são seus princípios. Quando esse conceito é bem definido e bem comunicado, acontece uma verdadeira conexão entre marca e consumidor, contribuindo na fidelização de clientes.
Imagine que você abrirá um restaurante em Porto Alegre. Você precisa deixar claro a qual bairro pertence, o porquê de sua identificação com aquela região e o que a pessoa pode esperar desse estabelecimento. É um restaurante de insumos orgânicos? Há opções veganas? É buffet ou serve pratos à la carte? É comida regional, brasileira ou com referências internacionais? Quando desenhei o projeto do Café Porto Farrô, pensava sempre a partir do conceito: uma cafeteria que trabalha com cafés de especialidade, com gostinho de encontro em família e que tem em sua casa um ambiente acolhedor, repleto de arte urbana, valorizando artistas locais. Essas premissas ajudaram na tomada de decisões. É como se o negócio fosse outra pessoa que não mais seu idealizador (e é, de fato). Tínhamos ali um lugar autêntico, com opinião e identidade.
Nesse processo de construção de identidade, contei com o apoio de duas iniciativas: a Intelecta Consultoria (@intelectaconsultoria) que ajudou na formatação do plano de negócio, treinamentos, processos internos e comunicação; e o Coffee Lab (@coffeelab_br), escola referência para o segmento do café no Brasil, sob o comando da barista Isabela Raposeiras, que muito nos ensinou sobre propósito e conceito. E aí. Qual o conceito do seu negócio?

