O 16 de outubro homenageia um dos alimentos mais icônicos da história, presente nas mais diferentes culturas: o pão. A data, comemorada desde os anos 2000, foi instituída em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros. Para celebrar o Dia do Pão, o GeraçãoE listou 10 padarias de Porto Alegre que oferecem desde o clássico pão francês, passando pelos recheados, até os pães de fermentação natural.
1. Padaria artesanal na Duque de Caxias

A Pão e Maria, localizada na rua Duque de Caxias, n° 864, aposta nos pães de fermentação natural e nas farinhas orgânicas. Os pães podem ser fatiados e consumidos no espaço. Além disso, o local produz bolos, torradas e sanduíches, oferece várias opções de cafés e produtos de empório, como geleias, vinhos e queijos.
- Pão e Maria: rua Duque de Caxias, n° 864, Centro Histórico.
- O local opera de terça à sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. Aos sábados, a operação é das 9h às 12h.
2. Do delivery para dois pontos na Capital

A Pão do Jão surgiu no formato delivery e, em 2021, ganhou seu primeiro ponto físico no bairro Bom Fim. Hoje, além dessa unidade, o negócio está presente na rua Ramiro Barcelos. Com fermentação natural e farinha orgânica, a padaria conta, também, com focaccias, croissants e rolinhos de canela em seu cardápio. Para garantir o pão desejado, a clientela pode encomendar por mensagem no Instagram (@paodojaooficial) ou pelo WhatsApp (51 99970-8285) e retirar nas lojas.
- Pão do Jão: avenida Irmão José Otão, nº 546, bairro Bom Fim, e rua Ramiro Barcelos, nº 1211, bairro Floresta.
- Na unidade do Bom Fim, a operação é de terça-feira a sábado, das 9h às 19h. Na Ramiro Barcelos, a padaria funciona de terça à sexta-feira, das 9h às 18h30min, e aos sábados, das 9h às 14h.
3. Pães recheados com receita da avó

Sabrina Rosa é a empreendedora à frente do Pão Recheio. Como o nome já diz, o foco do negócio são os pães recheados, que são feitos a partir de um receita criada pela avó da empreendedora. A operação conta com delivery e take away. No cardápio, há opções salgadas, como o recheio de pizza e carne de panela, versões doces, com sabores como Nutella e goiabada, além das opções integrais.
- Pão Recheio: rua Guido Mondin, nº 132, no bairro São Geraldo.
- A operação é de domingo à sexta-feira, das 7h às 20h. As encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp (51 98518-0982).
4. Sabor de Minas

O mineiro Matheus Vimieiro é o nome por trás do Ateliê Vincent, padaria artesanal localizada na zona sul de Porto Alegre. Com foco nos lanches artesanais, o carro-chefe do espaço são os croissants que, assim como todos os itens produzidos no local, são de fermentação natural. Também são vendidos pães e pizzas no estilo napoletana.
- Ateliê Vincent: rua Copacabana, nº 800, bairro Tristeza.
- A operação é de terça-feira a sábado, das 9h às 21h.
5. Delivery de pães recheados

Apostando em pães recheados de diferentes sabores, os irmãos Fábio e Lisie Mallmann criaram a Baguette da Castro, delivery de entrega de pães recheados em domícilios de Porto Alegre e Região Metropolitana. Entre as opções disponíveis estão pães ninho doces e salgados, focaccias, quiches, baguetes tradicionais e as que mais fazem sucesso entre a clientela, as babkas. Trata-se de um pão trançado com quatro opções de recheio: parma e gorgonzola, figo e nozes, quatro queijos e búfala e tomate seco.
- Pedidos podem ser feitos pelo Instagram (@baguettedacastro) ou WhatsApp (51) 99624-8255.
6. Receitas clássicas da França

Operando desde 2016 no bairro Auxiliadora, o Café Alban Rossolin, comandado pelo francês de mesmo nome, também é opção para quem gosta de um pão quentinho. Com receitas tradicionais francesas, o espaço busca ser uma clássica padaria de bairro, e os destaques do cardápio são o pão baguete, croissant e canelé, quitutes que Alban aprendeu ao trabalhar em padaria e restaurantes na França.
- Café Alban Rossolin: rua Coronel Bordini, nª 232, bairro Auxiliadora.
- O café abre ao público de terça a sábado, das 8h às 18h30min e, aos domingos, das 8h às 11h30min.
7. Fermentação natural no Bom Fim

A Ouro Pães surgiu no online e, em 2020, abriu seu ponto físico no Bom Fim. Um dos destaques do negócio, além dos pães, são as focaccias, o pão doce de canela e as pizzas. Todos os itens são produzidos com fermentação natural e farinhas orgânicas.
- Ouro Pães: rua General João Telles, nº 462
- A Ouro Pães opera nas terças-feiras, das 9h às 20h. De quarta à sexta-feira, o funcionamento é das 1hh às 20h. Aos sábados, das 9h às 20h.
8. Duas décadas de tradição

É no bairro Rubem Berta que opera uma das padarias mais clássicas de Porto Alegre. Desde 1999 no bairro, a Padaria Brasil Itália é referência em pão francês para a região. Hoje, o negócio chega a registrar a venda de mais de 3 mil pães por dia. O espaço também conta com um minimercado.
- Padaria Brasil Itália: avenida Adelino Ferreira Jardim, nº 512, bairro Rubem Berta.
- O empreendimento abre as portas de segunda-feira a sábado, das 7h às 12h e das 14h30min às 20h30min.
9. Brunch e chá da tarde

Com opções para café, almoço e janta, a Horneria, empreendimento comandado por Adriana Hackmann e Deise Roman, oferece uma produção 100% artesanal de pães, massas e pizzas. A casa conta com dois andares e um terraço com vista para a rua, onde, todos os sábados, ocorre o brunch, que surgiu para atender a demanda da região. A Horneria também realiza, todas as quartas-feiras, a partir das 16h, um chá da tarde, que conta com torre de degustação composta pelos pratos mais pedidos na casa.
- Horneria: avenida Nova York, nº 231, no bairro Auxiliadora.
- O local opera de terça-feira a sábado, das 10h às 22h.
10. Casa de avó no Menino Deus

Com o objetivo de oferecer um clima de casa de avó, a El Gordito opera no Menino Deus com foco na fermentação natural. A cada dia, a padaria tem uma programação específica de fornadas, variando os sabores ao longo da semana. O espaço ainda oferece cafés, sanduíches, tortas e cafés.
- El Gordito: rua José de Alencar, nº 595, bairro Menino Deus.
- A operação é de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h. Aos sábados, das 9h às 16h.
