Sou sócia administradora da Horneria, padaria e cafeteria artesanal no bairro Auxiliadora, em Porto Alegre. Atuei por 10 anos com gestão de marketing em uma escola de gastronomia (EGAS) onde adquiri experiência e prática na criação de estratégias de marketing focadas no setor da alimentação e onde conheci minha sócia e talentosa padeira, Deise, responsável por tornar real a produção de tantas delícias na Horneria.
1. Empreender é gostar de resolver problemas
Gosto de ouvir e ler sobre empreendedorismo. E foi ouvindo um podcast, com o João Appolinário, fundador da Polishop, que eu verdadeiramente compreendi o meu papel como empreendedora. Dizia ele: “O empreendedor tem que saber e gostar de resolver problemas, porque ele fará o tempo todo”. E é isso. Os problemas não terminam, mas as oportunidades também não, e é quando entendemos isso que buscamos o necessário para fazer dar certo. Minha dica aqui é: Treine sua mente! Podcasts e leituras podem te ajudar a pensar fora da caixa e encontrar respostas para novos desafios.
- Dica de leitura: Pense de novo: o poder de saber o que você não sabe, de Adam Grant
- Podcast: ResumoCast, resumos e insights sobre empreendedorismo que cabem naqueles minutos do banho, treino ou trajetos de carro.
2. Conheça todos os processos do negócio
Busque aprender sobre todos as áreas e processos da tua empresa. As vezes soluções simples estão “escondidas” em algum detalhe e não são percebidas por falta de conhecimento. A faculdade me trouxe uma boa base de todas as áreas, mas foi em cursos e especializações que aprendi com mais domínio. Duas áreas que considero primordiais para o negócio são o financeiro e o marketing. Não importa o quanto você tenha de capital e reservas, se não tiver uma boa administração financeira, não chegará a resultados lucrativos e satisfatórios. Comece dominando custos e precificação. No Marketing, o mais importante que contratar uma grande agência, é entender sobre a área ou, do contrário, tudo que te apresentarem pode parecer uma excelente estratégia com bons resultados, mas nem sempre é. Você está à frente do negócio, então domine seu público e entenda de marketing para monitorar e direcionar estratégias verdadeiramente alinhadas ao teu negócio.
- Dica de leitura: Isso não é marketing, de Seth Godin e A estratégia do Oceano Azul, de Renée Mauborgne e W. Chan Kim.
3. Invista em networking e parcerias
É sempre motivador estar rodeado de pessoas que agregam novas experiências, te ajudam a ver situações com outros olhos e ainda podem se tornar importantes parceiros de negócio. Participe de eventos, palestras, grupos e hotseats que te inspirem e te ajudem a fomentar parcerias.
- Dicas de grupos: somos parceiros da @neteawork, que apoia e fomenta encontros de networking mensais entre mulheres empreendedoras com grandes oportunidades para parcerias e troca de experiências. O projeto Mesa de milhões da @danisoares.oficial que desenvolve mulheres através de mentoria online para marca pessoal e posicionamento.
4. Não se compare a ninguém além de você mesmo
Não é só um clichê, é mais um daqueles fatos óbvios, mas que muitos não praticam. E é a dica que não poderia deixar de reforçar. Traçar metas, criar oportunidades e controlar resultados é o que vai te ajudar a crescer. Ficar obcecado no teu concorrente, não! Não se distraia acompanhando o palco dos outros, quando você não conhece também os bastidores. Além de te atrasar na busca dos teus objetivos, pode acabar te desmotivando. Ao invés disso, foque na evolução do teu negócio e garanta que ele esteja sempre em crescimento, essa é a verdadeira comparação que deves fazer.

