É em meio aos ingredientes usados no preparo das pizzas que os irmãos Vitória e Pedro Moraes, de 28 e 31 anos, respectivamente, cresceram e formaram suas bases empreendedoras. Isso porque os pais da dupla fundaram, há 20 anos, a Pizzaria Manjericão, especializada em pizza estilo romana feita na pedra. Hoje, Vitória gerencia o espaço e Pedro é responsável pela parte administrativa do negócio que opera desde 2002.
Segundo Vitória, a família toda é identificada com a gastronomia e gosta de colocar a mão na massa. "A pizzaria é dos meus pais, era um sonho deles. Eles tinham um forno de pizza em casa, faziam para família e amigos. Sempre ajudei no negócio, comecei na cozinha, montei pizza vários verões, e estou gerenciando desde 2014", lembra Vitória. "É uma pizza mais parecida com a pizza romana, que é uma massa bem fininha, sem a borda grossa da napoletana, assada na pedra no forno à lenha. É uma pizza maior, com 35 cm", explica.
O negócio opera o ano todo, das 18h30min às 23h30min. Na baixa temporada, fecha às segundas, enquanto no verão abre as portas diariamente. Vitória conta que estar há 20 anos no mesmo ponto fez com que a família criasse uma relação próxima com os clientes, sejam moradores de Torres ou veranistas. "O pessoal gosta de vir para cá e sair da correria. Temos clientes que vêm há 20 anos. A primeira coisa que fazem quando chegam de viagem é vir direto aqui. Somos uma segunda casa para o pessoal", garante Vitória, ponderando que a cidade mudou muito nos últimos anos. "Na pandemia, deu um boom imobiliário. Achamos bom porque Torres sempre teve um movimento muito sazonal, sempre trabalhamos no verão e o inverno era para se manter. Hoje, já temos um bom movimento no inverno, quando servimos sequência de fondue", percebe a gerente.
No entanto, o crescimento da cidade também gera ressalvas. "A única preocupação que a gente tem é em relação aos cuidados com a praia, com a natureza. Não pensamos só no lado comercial, mas de preservar a cidade em si. Tem muito prédio, até mudou a característica da cidade", pondera a empreendedora, destacando que morar na cidade é sinônimo de qualidade de vida. "É bem satisfatório, sou muito feliz aqui. Morar em Torres é qualidade de vida, fora que tem uma natureza exuberante, praias lindas. E agora tem a cultura do balonismo, que cada ano que passa vem aumentando e trazendo mais gente para cá", afirma.
Comandar o negócio fundado pelos pais despertou a veia empreendedora dos irmãos, que também comandam, desde 2015, a Garden, uma casa noturna que fica ao lado da pizzaria.
Apesar de surgirem novos negócios, Vitória garante que a parceria entre quem está há anos no mercado de Torres é forte. "Agora abriram coisas novas, mas a maioria é mais antiga que a Manjericão, como o Cantinho do Pescador. É uma relação de respeito, gostamos de ir nesses estabelecimentos", conta.