Quase sete anos após passarem pelas páginas do GeraçãoE, o casal Gabriela Werba e Joaquin Diaz de Vivar, dupla à frente da Hamburgueria Benja Bulldger, expandiu o negócio. O que começou com uma burgerbike na beira da praia se transformou em um espaço com cozinha profissional, que chega a atender até 300 pessoas por dia durante a alta temporada.
O casal morava em Porto Alegre até 2015, quando se mudou para Torres em busca de uma vida mais tranquila, o que, de acordo com Gabriela, foi uma decisão certeira. "A diferença na qualidade de vida que temos hoje é indiscutível. É muito tranquilo. criar filho pequeno aqui é a melhor coisa. Deixamos o portão aberto o dia todo, ele pode sair, passear de bicicleta no parque e nós não precisamos nos preocupar horrores como em Porto Alegre", compara a empreendedora, que é mãe do pequeno Mateo, de cinco anos.
Além do lado familiar, Gabriela acredita que ter um negócio na praia também é muito melhor do que na Capital. "Era sócia de um restaurante em Porto Alegre e lá tinha câmera por tudo, um segurança na porta, tinha tiroteio na volta e vivíamos com medo. Aqui é outra história, muito mais seguro", enxerga a nutricionista, que é responsável por todos os molhos da casa. "Nós somos a equipe, fazemos tudo sozinhos. Durante o verão, até chamamos mais uma funcionária, mas só quando o movimento está grande. No dia a dia somos nós", compartilha Joaquin.
A inspiração para o nome do negócio veio do cachorro do casal, o bulldog Benajmin, que fará 10 anos em 2023. "Muita gente chega aqui pedindo para falar com o Benjamin, ou fica chamando no portão, alguns acham que é o nome do Joaquin, outros que é nosso filho, mas, na verdade, estão chamando o cachorro", diverte-se Gabriela.
O cardápio do espaço foi todo pensado na temática canina. Cada hambúrguer leva o nome de uma raça diferente de cachorro, como o dobermann e o golden, carros-chefe da casa. "É engraçado que temos clientes fixos de cada hambúrguer, gente que come desde 2015, quando começamos com a bike, e sempre pede o mesmo, do mesmo jeito", comenta a sócia. "Também temos opções vegetarianas e veganas, mas qualquer hambúrguer pode levar o recheio vegano, é só pedir para alterar", ressalta.
Segundo o casal, uma das principais características de ter um negócio no litoral gaúcho, mais precisamente em Torres, é a relação amigável e próxima com a clientela ao longo dos anos. "Os clientes viram nossos amigos, perguntam do filho, do Benja, temos essa relação de amizade. Se alguém chama, fala que quer muito comer o hambúrguer, mas só vai poder chegar aqui depois que fecharmos, a gente espera. É uma relação bem amistosa", define Joaquin, que nota a grande quantidade de clientes paulistanos do negócio.
"Em 2020, muita gente veio para a praia por conta da pandemia, e, nesse movimento, recebemos muitas pessoas de São Paulo, chegamos a atender mais gente de lá do que de Torres, eles vivem por aqui", percebe o sócio. Durante o veraneio, a Benja abre ao público todos os dias, das 19h à meia-noite, e, nos outros meses, opera de quarta-feira a domingo, das 19h às 23h.