Isadora Jacoby

A segunda edição do Cafestival terá palestras, workshops, oficinas com 20 atrações da cena do café brasileiro

Festival reunirá 40 cafeterias para fomentar o segmento em Porto Alegre

Isadora Jacoby

A segunda edição do Cafestival terá palestras, workshops, oficinas com 20 atrações da cena do café brasileiro

 O Cafestival, evento que surgiu, em 2019, para fomentar o segmento do café especial em Porto Alegre, terá sua segunda edição em outubro em Porto Alegre. O festival reunirá 40 cafeterias da Capital e mais de 100 profissionais, entre baristas, mestres de torra e especialistas em empreendedorismo, para discutir o segmento.
 O Cafestival, evento que surgiu, em 2019, para fomentar o segmento do café especial em Porto Alegre, terá sua segunda edição em outubro em Porto Alegre. O festival reunirá 40 cafeterias da Capital e mais de 100 profissionais, entre baristas, mestres de torra e especialistas em empreendedorismo, para discutir o segmento.
Classificar o café como especial não é uma forma de falar sobre a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água. A designação faz referência à uma classificação mundial do grão. Recebem o título os cafés que atingem uma pontuação acima de 80 segundo os critérios avaliados pela associação internacional SCA (Specialty Coffee Association). 
À frente do movimento em Porto Alegre, Guert Schinke, da Baden Torrefação, idealizou o projeto ao lado de Tiago Valente, engenheiro agrônomo proprietário do Gingko Café, e Eurico Albrecht, do Café República. "Foi uma evolução natural. Percebemos que o público na cidade já adquiriu um certo conhecimento sobre o café especial e está interessado em saber mais, buscando informações nas cafeterias, com os baristas, o time da torra e nós, empreendedores. Assim, decidimos fazer um evento para levar esse conhecimento a público. Primeiro, em 2019, de forma experimental e mais dirigida às pessoas envolvidas com o café – e tivemos 900 pessoas em um dia de evento", lembra Guert sobre o início do projeto que retoma suas atividades após a pandemia. "Depois da pandemia, aqui na Baden, sentimos o crescimento legal do mercado de cafés especiais – somos uma espécie de termômetro, porque fornecemos para vários estabelecimentos, tanto no interior do Estado como na Capital. Há novos empreendimentos que estão nos procurando e também antigos clientes querendo novos produtos. O reencontro no Cafestival é cheio de emoção, o café especial tem essa marca, da conexão entre as pessoas", celebra o empreendedor.  
Na edição que acontece no dia 9 de outubro no Mercado Paralelo, na rua Frederico Mentz, nº 1561, são esperadas mais de 2 mil pessoas. Na programação, há palestras sobre dicas de como empreender no segmento e workshops práticos, como harmonização e coquetelaria com café. "O festival é isso: uma troca. Enquanto nós, do setor, aprimoramos nosso conhecimento, levamos para o público o que é a cultura do café - do grão à xícara – e como isso afeta a bebida que ele vai degustar. Estamos mostrando que temos um mercado aquecido no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre, como já é em São Paulo, Paraná e Minas Gerais, regiões produtoras de cafés e de onde estão vindo alguns dos profissionais que irão se apresentar trazendo conteúdo diverso", destaca Guert. 
Além das palestras e workshops, o público que for ao festival vai receber uma cartela para participar da Rota dos Cafés. São 40 cafeterias de Porto Alegre relacionadas na cartela e, ao completar o tour por cada uma delas, em um prazo de três meses, o consumidor concorrerá ao sorteio de brindes, anunciados nas redes sociais. "A cidade tem se mostrado um mercado crescente para o café especial, tendo em vista o aumento de cafeterias que trabalham com grãos de alta qualidade e serviços diferenciados com baristas qualificados. Conhecendo o cenário brasileiro de cafés especiais, me atrevo a dizer que Porto Alegre não perde em nada para cidades maiores como São Paulo, Curitiba e Brasília", garante. 
O ingresso, que custa R$ 60,00, dá acesso a todas as experiências e palestras do Cafestival. Workshops e oficinas na Cozinha-show podem ser adquiridos separadamente ou em combos, que vão até R$ 316,80. Entre os destaques da programação, está a presença de Isabela Raposeiras, uma das responsáveis por difundir o café especial. Com uma trajetória de 22 anos no segmento, Isabela é criadora do Coffee Lab, cafeteria e escola em São Paulo que formou mais de 10 mil profissionais. 
Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla (https://bit.ly/3deLC6z). 
Confira a programação completa: 
> PALESTRAS
9h - 9h45min - Por que compramos? Entendendo o comportamento do novo consumidor. Com Marcos Tonin, do Sebrae.
10h - 11h - Bate-papo produtores: com Ivanyse Bernardes, da Fazenda Catiguá (Serra da Mantiqueira/Sul de Minas), Elder Moscardini, do Café Moscardini (Alta Mogiana/SP), e Edimar Miranda, Rochedo Cafés Especiais (Araponga/MG).
11h15min - 11h45min - Empreendedorismo - Por que abrir (ou não) uma cafeteria? Com Flávia Pogliani, economista e barista fundadora da cafeteria The Little Coffee Shop, em São Paulo (SP).
11h45min - 12h45min - Bate-papo cafeterias: com Sharon Hopperdizel, do Vive le Café, e o casal Letícia e David, do LuciaMaria Cafés de Origem, na Casa de Cultura Mario Quintana – ambos em Porto Alegre (RS).
13h - 13h45min -  O sucesso do café especial no Brasil, com Isabela Raposeiras, uma das responsáveis pelo café especial do Brasil estar hoje na xícara e no paladar brasileiro e do mundo. Há 22 anos, Isabela iniciou essa jornada levando apoio e conhecimento para os pequenos produtores e trazendo novas experiências com a bebida para o consumidor. Um trabalho de educação e de formação desse mercado, jovem e pujante. Criadora do Coffee Lab, cafeteria e escola em Pinheiros (São Paulo), Raposeiras e seu time já formaram mais de 10 mil profissionais e amantes do café. As inovadoras propostas de consumo, a disciplina dos negócios e muita coragem levaram o empreendimento de Isabela a se tornar referência mundial e sua experiência, uma proposta que pode ser replicada - são mais de 30 projetos em que ela está e esteve como consultora: de cafeterias, cardápios e posicionamento de marca a fazendas de cultivo. Isabela estará no 2º Cafestival Poa contando sua história com o grão que faz parte da própria história do café especial no Brasil.
14h - 14h45min - Palestra: Tendências - Mercado e consumo, com Mariana Proença, jornalista, consultora especializada em café, curadora da maior feira de cafés especiais do País: a Semana Internacional do Café - SIC, em Belo Horizonte (MG).
15h - 15h30min - Palestra: Leite Animal - Processos e necessidades para o desenvolvimento de leite de alta qualidade, com Luciano Persico, Gerente Industrial do Leite Trevisan (Farroupilha - RS).
15h45min - 16h45min - Palestra: Leite Vegetal + Sustentabilidade, com Pedro Lisboa, Head of Coffee Relations na Nude - Plant Based Foods.
16h30min - 17h15min - Bate-papo torrefações, com Clóvis Althaus, do Café do Mercado, Gustavo Albuquerque, da William & Sons, e Paula Anele, da Guria Coffee Roasters.
17h30min - 18h15min - Palestra: Responsabilidade Social - O Café transforma vidas, com Paulo Gabriel, barista e gestor de treinamento da rede Sofá Café (SP), coordenador do Projeto Fazedores de Café, que tem como missão formar pessoas em vulnerabilidade social na profissão de barista.
18h30min - 19h30min - Bate-papo baristas: com Daniel Busch, bicampeão brasileiro de Latte Art, em 2015 e em 2018, Ricardo Telles, do Café do Mercado, e Gabriela Giurno, do LuciaMaria.
> OFICINAS
Todas as oficinas são pagas e incluem o acesso ao Cafestival. As oficinas podem ser adquiridas em combos com desconto, combinando dois programas.
9h – 11h - Análise sensorial - “A Química e a Física do café”, com Verônica Belchior – uma imersão com duas horas de duração para conhecer os elementos que compõem o grão e que resultam na bebida prazerosa e benéfica para o organismo e o cérebro. Da acidez ao frescor do grão, da torra aos métodos de extração, a química e a física do café. Cupping (degustação de cafés) guiado pela ministrante Verônica, que é Q-Grader, PhD em Ciência de Alimentos e Mestre em Ecologia e Biologia. 
11h15min – 12h30min - Escrita Criativa – “Viajando com o café”, com Luis Roberto Amabile e Luiza Estima. Uma aula inspirada por viagens e cafés, iniciando com a jornada do grão pelo mundo, saindo da África até chegar ao Brasil, narradas pela jornalista Luiza Estima, com técnicas de escrita criativa conduzidas pelo professor, escritor e Doutor Luís Roberto Amabile. Inspirados pela bebida e as histórias, os participantes irão produzir seus relatos pessoais de cafés e cafeterias queridas, com a proposta de postar seus textos. 
13h – 14h30min - Cozinha – “Uma receita com café”, com Eduardo Leling e a turma da Unisinos. Eduardo é chef de cozinha formado em Gastronomia e Mestre em Nutrição e Alimentos pela Unisinos, onde é professor de Técnicas Gastronômicas Europeias, de Gastronomia Brasileira e Zitogastronomia (estudo das cervejas) – é Beer Sommelier formado pela Doemens Academy, na Alemanha. Esta aula terá degustação da receita: um sanduíche no melhor estilo buraco quente com um dry rub de café na carne. O workshop traz também uma harmonização de café com queijos, como uma surpreendente entrada. 
15h - 16h - Café: “Bebidas clássicas com leites veganos e não-veganos” – o barista e estudante de Engenharia de Alimentos Paulo Gabriel vai preparar uma mini carta com 4 cafés clássicos utilizando leites e fazer uma receita surpresa usando leite vegetal. Tem degustação.
16h30min - 17h30min – Chocolate: “Harmonização com cafés” – André Passow é chocolate maker e nessa oficina vai harmonizar chocolates com cafés e preparar uma receita mesclando os sabores dos dois produtos. Tem degustação e receitas.
18h - 19h - Drinques: “Coquetelaria do café” – bartender e barista, Mari é amazonense e atua como barista em Brasília há algumas safras. Foi por causa do café que se interessou pela coquetelaria e pela complexidade sensorial dos destilados. Aí juntou tudo num drinque e segue promovendo a interação entre bebidas interessantes, ingredientes brasileiros e cafés especiais. Mari recém conquistou medalha de prata no Coffee in Good Spirits, campeonato que une taças e xícaras em bons drinques com café. 
 
Isadora Jacoby

Isadora Jacoby - editora do GeraçãoE

Isadora Jacoby

Isadora Jacoby - editora do GeraçãoE

Deixe um comentário


Leia também