A tecnologia sempre foi aliada do agronegócio e a Jonh Deere, empresa estadunidense que atua no Brasil desde 1979, compreendeu a importância de usar a Inteligência Artificial (IA), para atender uma demanda do médio e do grande produtor agrícola: o cuidado com as máquinas responsáveis pela colheita.
Jesus Duquia, especialista de produto e aplicação da Verdes Vales, concessionária da John Deere, é quem conta sobre como a empresa aplica as novidades tecnológicas nos seus produtos. Segundo ele, o mercado do agronegócio já passou por algumas evoluções em termos de inovação, e, atualmente, está se encaminhando para o próximo passo. "A John Deere está pensando em evoluir cada vez mais, não pensar só na questão de produto. O que estamos tentando fazer hoje, é agregar valor para os clientes que já tem os nossos produtos", comenta. O instrutor explica que a empresa fornece para o produtor agrícola, dados específicos dos seus equipamentos, coletados pelas próprias máquinas, com a ajuda da IA.
Os instrumentos da empresa possuem sensores de temperatura, movimento, velocidade e pressão, o que, segundo Jesus, ajuda o agricultor e a equipe técnica da John Deere a entender como os aparelhos estão funcionando, deixando o monitoramento ainda mais fácil. "Através de uma tecnologia, o JDlink, conseguimos coletar essas informações e trazer para o nosso centro de soluções conectadas, um departamento que temos com pessoas dedicadas a dar esse tipo de suporte", explica.
Pensando em facilitar ainda mais o trabalho do produtor agrícola e dos técnicos da empresa, a organização desenvolveu um óculos com Inteligência Artificial, que identifica automaticamente quais os problemas que as máquinas podem ter. A ideia, é que o cliente entre em contato com os serviços de suporte dá John Deere, coloque o equipamento e se posicione na frente do aparelho que deseja verificar. Ainda em ligação com os técnicos, os óculos vão coletar todos os dados necessários para entender se aquela máquina possui algum erro. Se tiver, os profissionais podem explicar para o produtor como resolver, tudo isso de maneira instantânea e com as mãos livres para fazer os ajustes.
Caso o problema da máquina seja algo que o cliente não consiga resolver sozinho, ele pode solicitar um técnico especializado, que vai se deslocar até a propriedade do agricultor já sabendo o que fazer com o instrumento de trabalho, facilitando a inspeção e agilizando o processo.
A tecnologia ainda está em fase de testes e sendo utilizada apenas pelos funcionários da empresa, que verificam se está tudo certo com as grandes máquinas por meio do óculos, mas a intenção é que, futuramente, esse produto seja oferecido para os clientes da John Deere. Como o equipamento é novo e está em uso apenas dos técnicos, ainda não existe um consenso sobre preços, mas, segundo Jesus, é possível que seja vendido com um plano atrelado aos custos da manutenção.