Pacato, mas pujante, o Rio Branco passa por uma retomada, e isso fica evidente pela quantidade de novos negócios que chegaram ao bairro

A história do Rio Branco


Pacato, mas pujante, o Rio Branco passa por uma retomada, e isso fica evidente pela quantidade de novos negócios que chegaram ao bairro

A produção do GE nos bairros é sempre especial para a equipe. Nesta edição, saímos da redação com o novo time completo, pela primeira vez, para uma imersão no Rio Branco, bairro escolhido por quem acompanha o GeraçãoE no Instagram (@jcgeracaoe).
A produção do GE nos bairros é sempre especial para a equipe. Nesta edição, saímos da redação com o novo time completo, pela primeira vez, para uma imersão no Rio Branco, bairro escolhido por quem acompanha o GeraçãoE no Instagram (@jcgeracaoe).
Foram três dias de produção intensa pelas ruas da região. Esta vivência nos permite entender, na prática, o que os empreendedores e empreendedoras nos relatam em entrevistas. Pacato, mas pujante, o Rio Branco passa por uma retomada, e isso ficou evidente na quantidade de sugestões de novos negócios que recebemos. Apesar do movimento das novas operações, muitas noturnas, a região não perdeu sua característica, com muitas pessoas caminhando na rua, inúmeros cachorros vindo dar um oi para a equipe durante as gravações na calçada e histórias de empreendedorismo que destacam, sobretudo, a parceria entre os negócios.
Conseguimos entender o porquê do bairro ser a aposta de tantos novos projetos da cidade. Centralizado, movimentado na medida, num híbrido de prédios baixos residenciais e negócios em casarões antigos, o Rio Branco é o novo ponto efervescente de Porto Alegre. #culturadebairro
 

O bairro

Vinícius Mitto
Nomeado a partir da morte do Barão do Rio Branco, em 1912 o bairro homônimo era conhecido até então como Colônia Africana, em virtude da região acolher diversas famílias de alforriados e mais tarde de libertos pela Lei Áurea. Um dos pontos de referência que ainda existem é a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, na Rua Cabral, antiga Rua Boa Vista. A antiga capela remonta a 1890, porém a região não se desenvolveu ao seu redor, como costume em cidades de origem portuguesa, tendo em vista a maioria dos moradores cultivarem sua religiosidade de matriz africana. O carnaval na região sempre foi destaque, pela existência de blocos e cordões, muitas vezes premiados em coretos por toda Porto Alegre.

Vinícius Mitto é Professor e Arquivista e apresenta uma série sobre a história dos bairros de Porto Alegre no @cartaotri e no seu @bahguri.rs