A Fundação Casas Bahia e o Instituto Dona de Si, liderado pela atriz e escritora, Suzana Pires, renovaram parceria e estão ofertando 200 vagas do curso de formação de mulheres empreendedoras. São 100 oportunidades para a Capital Gaúcha, que recebe o curso gratuito pela primeira vez, e outras 100 irão atender moradoras da comunidade carioca Morro dos Prazeres.
O curso é voltado para mulheres microempreendedoras informais ou que tenham vontade de abrir seu próprio negócio. No Rio de Janeiro, a formação será exclusiva para moradoras do Morro dos Prazeres. Já em Porto Alegre, a qualificação também está aberta para quem reside na Região Metropolitana.
A programação do curso inclui aulas de desenvolvimento pessoal, autoestima e empoderamento feminino; gestão de negócios e organização financeira; comunicação e marketing; liderança e gestão de crises; dicas de investimento, tributação, direitos; empatia e autocuidado; inteligência emocional e aulas práticas de geração de renda.
Totalmente online, o encontro será realizado entre agosto e dezembro deste ano, e as inscrições devem ser realizadas entre os dias 12 e 22 de julho pelo site https://institutodonadesi.com.br.
Na edição do ano passado, 75 mulheres concluíram a jornada e tiveram, em média, um crescimento de 15% nos ganhos com seus negócios. Cerca de 80% dessas participantes se declararam pretas ou pardas. De acordo com Suzana Pires, o projeto foi pensado a partir de um amplo espectro que envolve a mulher como um todo. "É a jornada da mulher. Estamos qualificando, mas sem esquecer do seu lado humano e emocional, muitas vezes fragilizados pelas dificuldades que enfrentam no dia a dia", afirma.
Ao final do curso é realizado o Prêmio Dona de Si, que reconhecerá financeiramente 40 empreendedoras participantes da formação, sendo 20 em Porto Alegre e 20 no Rio de Janeiro. "É um incentivo que damos para elas seguirem acreditando em seu potencial. Queremos cada vez mais que nossas iniciativas sejam em prol da inclusão econômica e do empoderamento feminino e, por isso, abraçamos a causa do Instituto Dona de Si para estimular a autoconfiança e apoiar essas mulheres em seus negócios", declara Nathália Menezes, gerente da Fundação Casas Bahia.