Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira

O hub de inovação busca oportunizar encontros e sinergias para a construção de um ecossistema mais colaborativo

Inovação urbana em Porto Alegre

Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira

O hub de inovação busca oportunizar encontros e sinergias para a construção de um ecossistema mais colaborativo

O Estado é uma entidade jurídica. Nação é cultura, tradições, língua, costumes, identidade. Vivemos na cidade. Por isso, o tema da revitalização urbana como chave essencial para o progresso ganhou tanta importância no contexto global - e os distritos de inovação emergem como soluções inteligentes e eficientes para impulsionar o desenvolvimento das grandes cidades. Nesse cenário, o Instituto Caldeira, em Porto Alegre, destaca-se como um exemplo vibrante desse movimento, desempenhando um papel central na transformação do Quarto Distrito.
A abordagem adotada pelo hub reflete uma visão estratégica que prioriza oportunizar encontros e sinergias para a construção de um ecossistema colaborativo. Essa iniciativa não só movimenta a economia local, mas também propõe novas formas de ocupação, alinhando-se com as tendências globais de desenvolvimento urbano sustentável.
Recentemente, o Instituto Caldeira conquistou a posição de membro oficial da Associação Internacional de Parques Científicos (IASP), consolidando os valores fundamentais do hub de inovação porto-alegrense: conexão e fortalecimento da cultura de comunidades. A transferência de conhecimento entre os membros da entidade eleva a competitividade das empresas locais, atraindo players e impulsionando a nova economia em nível estadual e nacional.
Ao integrar a IASP, as instituições associadas ao Instituto Caldeira passam a contar com o suporte de uma extensa rede global, composta por mais de 350 membros e 115 mil empresas ao redor do mundo. Essa colaboração internacional amplia significativamente o alcance das soluções e produtos desenvolvidos no Rio Grande do Sul, proporcionando oportunidades de internacionalização, exportação e reconhecimento global.
Transformar uma fábrica desativada em um centro de inovação, que congrega startups, corporações, universidades e os setores público e privado, foi o ponto de partida para que, em 2019, o Instituto Caldeira iniciasse os trabalhos. A forte visão empreendedora de um grupo de empresários locais reconheceu o potencial de Porto Alegre e a necessidade de reter no Estado o talento criativo essencial para o crescimento de uma nova economia.
A parceria público-privada, tão evidente nos corredores do Instituto Caldeira, resulta em iniciativas concretas, como a colaboração na construção do RS Tech, um mapeamento inédito do ecossistema gaúcho. Os resultados tangíveis desse trabalho colaborativo - como, por exemplo, o aumento da eficiência da Brigada Militar por meio da cooperação tecnológica - têm sido reconhecidos nacionalmente. O Instituto Caldeira figura no top 3 Hubs de Inovação do Brasil da última edição do Startup Awards, no top 8 Ecossistemas Brasil e top 1 Ecossistemas Regionais pelo 100 Open Startups em 2023. Isso não apenas valida o impacto em nível nacional do hub, mas celebra as transformações ocorridas localmente.
A formação de novos talentos também é uma prioridade do Instituto Caldeira. O Programa Nova Geração, que visa integrar jovens talentos ao ecossistema, promovendo emprego e transformação, conta com mais de 5 mil alunos capacitados em Programação, Gestão e Vendas, Marketing Digital e UX/UI Design.
Podemos afirmar que o Instituto Caldeira é hoje um catalisador das mudanças positivas que estão ocorrendo no Quarto Distrito e que reverberam por toda a cidade, contribuindo para posicionar Porto Alegre e o Rio Grande do Sul como referências nacionais em inovação. O impacto desse trabalho transcende fronteiras, inspirando hubs em diferentes regiões do Estado. A cooperação é um ato que visa o interesse de todos. É gerador de transformação e riqueza.
 
TÂNIA MEINERZ/JC
Pedro Valério, Instituto Caldeira
Pedro Valério, CEO do Instituto Caldeira

Leia também

Deixe um comentário