Kleber Stumpf, CEO da TopInvest

O amadurecimento da população com relação ao dinheiro favorece quem busca oportunidade para trabalhar no mercado financeiro

Ganhar mais e viver melhor em 2024

Kleber Stumpf, CEO da TopInvest

O amadurecimento da população com relação ao dinheiro favorece quem busca oportunidade para trabalhar no mercado financeiro

A mudança de ano impulsiona muita gente a procurar novas possibilidades, especialmente na área profissional. O crescimento ou mudança de carreira costuma ter dois objetivos principais: ganhar mais e viver melhor. Essa dupla, geralmente, é associada ao mercado financeiro, seja para aqueles que querem começar a investir para complementar renda, seja para quem vê esse setor como uma oportunidade de trabalho.
O número de investidores vem crescendo nos últimos anos no País. Segundo a B3, mais de 17,6 milhões de brasileiros investem em renda fixa ou em renda variável — o que já exclui investidores que estão em ambas modalidades. Os jovens são maioria em renda variável: 49% têm entre 25 e 39 anos. Essa também é a faixa dos 45% novos investidores que entraram no mercado de ações, de acordo com dados de junho de 2023.
Esse movimento, que mostra um amadurecimento da população com relação ao dinheiro, também favorece quem busca oportunidade para trabalhar no mercado financeiro. Hoje, existem apenas 23 mil assessores de investimento (Ancord) e cerca de 1,6 mil consultores de investimentos (CVM) no Brasil. Ambas são carreiras fundamentais para auxiliar quem quer investir. Portanto, existem poucos profissionais para o tamanho da demanda — que está em crescimento.
Como professor dessa área e investidor, recomendo um olhar para a carreira de consultor de investimento — que vem ganhando força em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos. Não só porque o número reduzidíssimo de profissionais abre mais oportunidades, mas porque as vantagens não param por aí.
O consultor de investimento é um profissional desvinculado de qualquer instituição financeira. Ou seja, ele poderá aplicar os recursos dos seus clientes nos melhores investimentos de fato, em qualquer banco ou corretora, e terá seus ganhos vinculados ao patrimônio deste cliente. Isso significa que estará livre para se concentrar no estudo das melhores aplicações — com retorno para os dois lados.
Isenção é um ponto-chave desta carreira — o que gera maior confiança também, porque o consultor de investimento ganha pela excelência do serviço e não pelo comissionamento estipulado pelos bancos, nos casos de bancários, ou pelas corretoras, no caso dos assessores de investimento. O Royal Bank of Canada aponta que, em um período de 15 anos, investidores que contratam um consultor de investimento têm quase quatro vezes mais ganhos em comparação com aqueles que recorrem a outros profissionais.
Quem quiser trabalhar como consultor financeiro precisa ter Ensino Superior completo em qualquer curso certificado pelo Ministério da Educação e possuir alguma certificação — seja CEA, CFP, CNPI ou CGA. Posteriormente, o cadastro na Comissão de Valores Mobiliários é obrigatório.
Que fique claro: essa não é uma fórmula mágica para ganhar mais dinheiro. Quem decidir ser consultor financeiro precisará estudar e estar sempre se especializando, de olho nas soft skills que o mercado exige. Mas se esse setor estiver no seu radar para 2024, você terá grandes possibilidades de crescimento pela frente —inclusive para ganhar mais e viver melhor.
 
arquivo pessoal/divulgação/jc
Kleber Stumpf, CEO da TopInvest
Kleber Stumpf, CEO da TopInvest

Leia também

Deixe um comentário