Marcos Schestak, fundador da Grano

O uso da inteligência artificial já domina as discussões sobre o futuro do ensino diante de uma geração dispersa e ligada às redes sociais

Microlearning e Chat GPT: tendências em TI facilitam o aprendizado

Marcos Schestak, fundador da Grano

O uso da inteligência artificial já domina as discussões sobre o futuro do ensino diante de uma geração dispersa e ligada às redes sociais

Os avanços tecnológicos que invariavelmente pautam nossos comportamentos, modificam cada vez mais o modelo de interação social e consequentemente a forma como aprendemos. O uso da inteligência artificial (IA ou AI) já domina as discussões sobre o futuro do ensino diante de uma geração dispersa e ligada às redes sociais.
Se a atenção é cada vez mais fragmentada, precisamos fragmentar também a educação? A resposta não é definitiva, mas o acesso à internet pelo celular adquiriu um papel fundamental no aprendizado e, assim, a gamificação de lições pode ser um caminho interessante a seguir. A prova disso é a crescente aderência ao microlearning — a metodologia de ensino focada em oferecer pequenas doses de conteúdos educacionais com uma linguagem de fácil compreensão, planejada para assimilação rápida. A micro aprendizagem já domina aplicativos de ensino de língua estrangeira e ganha cada vez mais espaço na educação corporativa. Empresas também precisam treinar e educar seus colaboradores e com o microlearning os conteúdos chegam aos funcionários de forma amigável, ágil e eficiente.
O ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer) é uma plataforma de conversação de IA com enorme potencial educacional, quando bem utilizada. Alimentado por uma rede neural artificial com a meta de entender e responder a perguntas humanas de forma natural e convincente, desponta com um excelente auxiliar no aprendizado de idiomas, citando apenas uma de suas capacidades.
Claro que, em se tratando de uma nova tecnologia, toda atenção e cuidado são necessários. Mas tanto o microlearning como o Chat GPT vêm sendo assimilados rapidamente pelo mercado e vão beneficiar inúmeros negócios. Afinal, as novas gerações não têm tempo a perder com apresentações gigantes. É neste cenário que empresas como a Grano fazem toda diferença com o seu pioneirismo.
A Grano é uma plataforma de soluções de microlearning focada em atender as gerações Z e Millennial e suprir as necessidades empresariais de desenvolvimento humano. A startup é uma das mais promissoras do mercado de educação corporativa e já traz no portfólio clientes de peso, como Oncoclínicas, JIMO e Sicredi entre outros.
 
REPRODUÇÃO/ARQUIVO PESSOAL/JC
Marcos Schestak, fundador da Grano
Marcos Schestak, fundador da Grano

Leia também

Deixe um comentário