Publicada em 27 de Agosto de 2022 às 13:57

Paleta Atlântida leva maior churrasco do mundo para a Expointer

Objetivo é divulgar para o mundo o tradicionalismo gaúcho com assado típico de cortes de carne

Objetivo é divulgar para o mundo o tradicionalismo gaúcho com assado típico de cortes de carne


RAMIRO SANCHEZ/JC
Diego Nuñez
O já tradicional Paleta Atlântida, que neste ano realizou o maior churrasco do mundo com a extensão de 1 quilômetro na praia de Atlântida, proporciona a experiência do churrasco pelo churrasco durante a 45ª edição da Expointer.
O já tradicional Paleta Atlântida, que neste ano realizou o maior churrasco do mundo com a extensão de 1 quilômetro na praia de Atlântida, proporciona a experiência do churrasco pelo churrasco durante a 45ª edição da Expointer.

JC Notícias: vídeo mostra como é a Paleta Atlântida na Expointer 

Em parceria com o bar e restaurante Pátio, de Porto Alegre, o grupo traz celebridades do churrasco para divulgar o tradicionalismo gaúcho na arte do assar para o mundo através de uma das maiores feiras de agronegócio da América Latina.
“Como temos o maior churrasco em extensão do mundo, nós ganhamos uma relevância que nos permite expor a cultura gaúcha para o mundo. A Expointer é a maior feira da América Latina para o agronegócio e recebe visitantes do mundo todo, então é uma ótima oportunidade para mostrar o churrasco da forma como o gaúcho faz”, explica Luciano Leon, um dos sócios do Paleta, ao lado de Felipe Melnick e Marcos Beylouni.
Neste caso, a tradição gaúcha se traduz pelo culto ao churrasco tradicionalista. “O Paleta Atlântida tem, na sua essência, a cultura do churrasco pelo churrasco. É cordeiro na estaca, é janelão de costela, é varal de frango, tem suíno também. A gente quer trazer para todo mundo a experiência que a gente tem na praia aqui para a Expointer”, diz Leon.
Assim, surgiu o Paleta Atlântida Experience. Como uma churrascada de 1 quilômetro não caberia em uma feira de recordes de expositores, estandes e, provavelmente, de público e faturamento, os sócios trouxeram para o Parque Assis Brasil o evento que ocorre na beira da praia de Atlântida, no litoral norte gaúcho.
Serão 15 toneladas de carnes servidas aos visitantes - sendo que 10 delas foram doadas por frigoríficos parceiros. Até as 14h30 deste sábado (27), já haviam passado cerca de 600 pessoas pelo restaurante. Os valores para acessar o local variam de R$ 99,00 a R$ 130,00.
Para a próxima Expointer - a 46ª edição que ocorrerá em 2023 - o grupo pretende realizar uma competição de assadores que vai decidir quem tem a melhor paleta de cordeiro do Rio Grande do Sul. Dentre os competidores, o melhor levará o prêmio Espeto de Ouro.
“No ano que vem, já teremos a competição de quem assa o melhor cordeiro quem tem a melhor receita, o melhor tempero. A Expointer tem como tradicional prêmio Freio de Ouro, o Paleta Atlântida está lançando nesta edição o Espeto de Ouro, que vai ser o troféu para o assador campeão”, afirma Leon.
Este tipo de competição remete ao início da história do Paleta, que começou como uma brincadeira entre 8 amigos em 2017 que decidiram disputar quem assava a melhor paleta de cordeiro. As churrasqueiras reunidas na praia chamaram atenção dos que aproveitavam o verão na praia.
“No ano seguinte já eram 30 churrasqueiras. Passamos a chamar a atenção da comunidade local, veranistas e do poder público. No ano seguinte, em 2019, a prefeitura já estava nos apoiando e fizemos 600 metros de churrasqueira, o que fez a gente bater o recorde mundial de número de assadores, com 1800”, conta o sócio.
No início desde ano, durante o primeiro Paleta Atlântida após a pandemia de Covid-19, as churrasqueiras já ultrapassavam 1 quilômetro de extensão, 15 toneladas de carne, 10 toneladas de carvão, 140 mil tijolos e cerca de 25 mil pessoas.
Comentários CORRIGIR TEXTO