Publicada em 01 de Setembro de 2023 às 12:53

Projeto de mais de 10 anos, porto de Rio Pardo é defendido na Expointer

Deputado Brum ressalta que 90% da produção de tabaco é exportada

Deputado Brum ressalta que 90% da produção de tabaco é exportada


IVO GONÇALVES/JC
Mauro Belo Schneider
O deputado estadual Edivilson Brum (MDB), que foi prefeito de Rio Pardo por três mandatos, circulou pela Expointer, nesta sexta-feira (1), divulgando pautas de interesse da região. Uma delas é em relação à construção de um porto na cidade. “É um porto para tabaco, fertilizantes, grãos e madeira”, detalhou o político. Segundo ele, um caminhão consegue transportar dois containers, enquanto uma barcaça, 40. Brum informa que já há um investidor de São Paulo interessado em construir o porto, permitindo que o poder público seja apenas um catalisador da iniciativa. “Já está prevista a dragagem, aumento do calado e a sinalização da hidrovia Jacuí”, adiantou, durante visita à Casa JC. A hidrovia faria a ligação até Rio Grande. Uma audiência pública recente tratou do tema, e uma comissão parlamentar foi formada. A demanda tem mais de 10 anos e é importante porque 90% do tabaco brasileiro é exportado. “A economia do tabaco fomenta 500 municípios da região Sul do Brasil”, mensurou.
O deputado estadual Edivilson Brum (MDB), que foi prefeito de Rio Pardo por três mandatos, circulou pela Expointer, nesta sexta-feira (1), divulgando pautas de interesse da região. Uma delas é em relação à construção de um porto na cidade.

“É um porto para tabaco, fertilizantes, grãos e madeira”, detalhou o político. Segundo ele, um caminhão consegue transportar dois containers, enquanto uma barcaça, 40.

Brum informa que já há um investidor de São Paulo interessado em construir o porto, permitindo que o poder público seja apenas um catalisador da iniciativa. “Já está prevista a dragagem, aumento do calado e a sinalização da hidrovia Jacuí”, adiantou, durante visita à Casa JC. A hidrovia faria a ligação até Rio Grande.

Uma audiência pública recente tratou do tema, e uma comissão parlamentar foi formada. A demanda tem mais de 10 anos e é importante porque 90% do tabaco brasileiro é exportado. “A economia do tabaco fomenta 500 municípios da região Sul do Brasil”, mensurou.
Brum é um defensor da produção de tabaco e espera que a Anvisa libere os Dipositivos Eletrônicos para Fumar, como cigarros eletrônicos e o tabaco aquecido. Ele lembrou que esses equipamentos já circulam no Brasil, mas, por falta de liberação do governo, são contrabandeados.
"Na questão econômica, nos preocupa essa evasão de divisas."
Comentários CORRIGIR TEXTO