Publicada em 05 de Setembro de 2022 às 00:05

Tecnologia desfilou pela feira

O óculos desenvolvido pela John Deere fornece dados sobre as máquinas da empresa de maneira automática

O óculos desenvolvido pela John Deere fornece dados sobre as máquinas da empresa de maneira automática


/RAMIRO SANCHEZ/ESPECIAL/JC
Maria Amélia Vargas
A 45ª Expointer pode ser considerada a mais conectada de todas as edições. Com um celular na mão, podia-se comprar desde um saco de pipocas até um animal campeão dentro do Parque de Exposições.
A 45ª Expointer pode ser considerada a mais conectada de todas as edições. Com um celular na mão, podia-se comprar desde um saco de pipocas até um animal campeão dentro do Parque de Exposições.
O público rural, que tendia a ser mais resistente a novas tecnologias, perdeu o medo de utilizar as ferramentas digitais durante o período da pandemia e abriu espaço para isso. Assim, as novidades na área de TI ficaram em evidência durante o evento.
Um dos principais polos deste movimento na feira foi o espaço RS Innovation Agro, instalado na casa da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac). Este ecossistema de startups, agrofintechs e novas ferramentas atraiu o público com mais de 68 empresas com conceitos diferenciados.
» Digitalização de casos de abigeato
Um dos novos negócios presentes no espaço, o aplicativo Abigeapp, da Be220 Digital, de Porto Alegre, preconiza a digitalização dos casos de abigeato para ajudar na tarefa da fiscalização. "Atualmente, este controle ainda é analógico. Por isso, desenvolvemos uma ferramenta que faz o registro online de marcas de identificação dos animais. Assim, no caso de suspeita de furto, pode-se localizá-lo de forma ágil e eficiente", explica Diego Vilela, diretor executivo da empresa.
» Compra em leilões
Na área de serviços financeiros, a Agropago, acelerada pela Ventiur, busca agilizar o processo de compra e venda de animais em leilões rurais e facilitar o pagamento de produtos e serviços da pecuária. "Nossa plataforma otimiza os trâmites burocráticos do produtor, como cobranças e envio de faturas, até um possível ingresso judicial", detalha o sócio-fundador, Kiko Salgueiro.
» Dados climáticos
Há cinco anos no mercado, a proposta da DigiFarmz é combinar dados de pesquisas, informações climatológicas, genética de cultivares, datas de semeadura, local e outros parâmetros. "Para apresentar recomendações inteligentes que auxiliam produtores, agrônomos e consultores no manejo fitossanitário das doenças da soja, apresentando parâmetros para uma melhor tomada de decisão", destaca o coordenador comercial da empresa, Crystofer Soldera.
» Inteligência Artificial
A efervescência digital extrapolou os muros da RS Innovation Agro e propagou-se por toda a feira. No estande da Verdes Vales, concessionária da John Deere, os óculos com Inteligência Artificial para identificar possíveis problemas nas máquinas fez sucesso com o público. Ao posicionar o aparelho em frente ao veículo, os técnicos terão acesso a todos os dados para rapidamente fazer os ajustes necessários.
» Acesso a crédito
Outra plataforma nova é a AGROCPR, desenvolvida para facilitar o acesso ao crédito e conectar o ecossistema de fomento ao agronegócio em um só lugar. De acordo com um dos sócios do negócio, Edson Bündchen, o sistema oferece toda infraestrutura tecnológica para gestão da informação, terceirização e automação de processos. "Até 2026, calculamos um mercado anual de 400 bilhões em Cédulas de Produto Rural (CPRs). Isso significa que há um grande mercado ainda a ser trabalhado."
 
Comentários CORRIGIR TEXTO