Publicada em 26 de Agosto de 2022 às 00:05

Pecuária na expectativa de estreias de raça e retornos

Associações esperam grande mostra agropecuária para o público

Associações esperam grande mostra agropecuária para o público


JACKSON CICERI/ESPECIAL/JC
Diego Nuñez
A Expointer 2022 será uma feira marcada por retornos e estreias na pecuária em sua 45ª edição. Pela primeira vez no Parque Assis Brasil, estará presente a raça de caprinos de corte Kalahari. Quem também aparece em Esteio como estreante é a raça sintética de bovinos Bravon, surgida do cruzamento da raça Devon com as zebuínas. 
A Expointer 2022 será uma feira marcada por retornos e estreias na pecuária em sua 45ª edição. Pela primeira vez no Parque Assis Brasil, estará presente a raça de caprinos de corte Kalahari. Quem também aparece em Esteio como estreante é a raça sintética de bovinos Bravon, surgida do cruzamento da raça Devon com as zebuínas. 
Os retornos ficam por conta da raça de ovinos leiteiros Lacaune, que voltam à feira pela primeira vez desde 2008, da raça de equinos Mangalarga Marchador, que participaram pela última vez em 2017, das de bovinos Red Poll e Shorthorn, que ficaram de fora durante a pandemia, e da raça zebuína Sindi, que participou da Expointer 2015. 
Copromotora do evento e responsável pela articulação junto às associações de raças, a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) comemora também a quantidade de animais inscritos. Entre rústicos e de argola, o número ultrapassa os 6 mil.
Presidente da entidade, João Francisco Wolf salienta a importância do retorno ao presencial mesmo que o digital também seja parte do evento, onde a federação vai disponibilizar a plataforma para a transmissão dos julgamentos e para a Jornada Nespro, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro.
"As aves e os pequenos animais quase triplicaram seus números. Isso mostra a importância da retomada da Expointer e do tamanho que ganhamos", observa.
Ao todo, 6.378 animais foram inscritos na feira, sendo 5.093 de argola e 1.285 rústicos. Haverá retorno de raças ausentes nos últimos anos e estreia de outras no evento.
A Associação Brasileira de Angus participa da Expointer 2022 com 161 animais inscritos, dos quais 66 exemplares de argola e 75 são rústicos Angus e 12 de argola e 8 rústicos da Ultrablack. A raça terá intensa programação, com julgamentos, eventos, lançamentos e fórum técnico.
"Será mais uma grande mostra agropecuária onde o público poderá acompanhar a nossa programação e conferir de perto a qualidade dos exemplares Angus e Ultrablack", garante Nivaldo Dzyekanski, presidente da Angus.
A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) recebeu 364 inscrições de animais para a Expointer 2022. A quantia é 47,3% superior à ultima edição da feira, em 2021, quando 247 reprodutores foram confirmados para a mostra. O montante deste ano inclui 337 bovinos das raças Angus, Charolês, Devon, Hereford, Murray Grey, Normando, Red Poll e Shorthorn e 27 equinos da raça Percheron.
Para a superintendente de registros da ANC, Silvia Freitas, a expansão no número de animais inscritos para a exposição mostra que os criadores estão dispostos a mostrarem em pista o trabalho que vêm realizando ao longo do ano em suas propriedades.
"A Expointer é uma importante vitrine para os pecuaristas que querem evidenciar o resultado do melhoramento genético do seu rebanho. E, neste ano, não será diferente. Devemos presenciar grandes disputas em pistas", acrescenta a superintendente.
Presidente da ANC, Joaquin Villegas, destaca que a Expointer deste ano promete apresentar ao público reprodutores de ponta, reforçando a importância do melhoramento dos rebanhos. "Com os criadores cada vez mais focados na seleção de seus plantéis, o que devemos ver na exposição são animais de diferentes raças com alta qualidade e potencial de produção. Será uma grande feira", projeta.
A feira também contará com maior presença de ovelhas neste ano. A participação de 892 ovinos de 15 raças nesta Expointer demonstra a importância que os criadores e cabanheiros estão atribuindo a este momento de retomada de exposições presenciais. Animais de muita qualidade estarão presentes de forma expressiva, repetindo o que já foi observado nas feiras de verão e outono, de acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco).
Serão 160 expositores de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, o que, para o presidente da entidade, reflete o momento que a ovinocultura gaúcha e brasileira vive.
"Os números a nível de País mostram que a ovinocultura ultrapassou a casa de 20 milhões de cabeças. Há um forte sentimento de crescimento do rebanho ovino brasileiro", afirma o presidente da Arco, Edemundo Gressler.

Inovação no agronegócio gaúcho terá espaço durante a Expointer

A 45ª Expointer vai contar com um espaço dedicado à inovação no agronegócio, nomeado RS Innovation Agro. A realização é da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) em parceria estratégica com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do governo gaúcho. A iniciativa, que funcionará durante toda a feira, consiste em um hub para compartilhar, debater e divulgar soluções tecnológicas e de inovação no setor do agronegócio.
O ambiente, localizado na Casa da Febrac no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, deve contar com a exposição de 60 startups e 10 empresas, além da participação de mais de 100 speakers.
Entre seus principais espaços, estão o RS Innovation Agro Stage, onde serão realizadas palestras, painéis e pitches de startups.
Os objetivos do RS Innovation Agro são a geração e potencialização de negócios, a apresentação de cases e pesquisas e a exposição de tecnologias, além de proporcionar oportunidades de networking. A iniciativa busca, também, evidenciar inovações tecnológicas e tendências do agro e terá a presença de experts da área e atores do mercado. O RS Innovation Agro conta com o patrocínio do Sebrae, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Banrisul.
Comentários CORRIGIR TEXTO