Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 29 de Agosto de 2025 às 00:05

Genética adaptável é cartão de visita da raça bovina Greyman em Esteio

Docilidade, habilidade materna, resistência a parasitas e qualidade da carne são suas características

Docilidade, habilidade materna, resistência a parasitas e qualidade da carne são suas características

/LUIZ CARLOS SOBRINHO/DIVULGAÇÃO/JC
Compartilhe:
Claudio Medaglia
Claudio Medaglia Repórter
Outra estreia na Expointer será da raça sintética de bovinos de corte Greyman. Entre os animais de argola presentes na mostra estará a terneira Guarita TEG 003, nascida em fevereiro deste ano, da Cabanha Guarita, de Palmeira das Missões.
Outra estreia na Expointer será da raça sintética de bovinos de corte Greyman. Entre os animais de argola presentes na mostra estará a terneira Guarita TEG 003, nascida em fevereiro deste ano, da Cabanha Guarita, de Palmeira das Missões.
O criador Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, presidente da Associação Brasileira de Murray Grey e Greyman (ABMGG), vê a participação como uma oportunidade de dar visibilidade a uma genética já consolidada em outras regiões do Brasil, mas ainda pouco difundida no Rio Grande do Sul. “A vitrine da Expointer é espantosa. A ideia é mostrar que o Greyman também pode ser uma ferramenta produtiva aqui no Sul, assim como tem se consolidado em Rondônia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Goiás”, afirma.
A Cabanha Guarita trabalha em uma propriedade de cerca de 400 hectares em Palmeira das Missões, além de área em São Gabriel, onde desenvolve produção de grãos e pecuária de corte, com forte investimento em inseminação artificial.
Hoje mais de 80% das prenhezes são por inseminação. Trabalhamos com genética de ponta, tanto no Murray Grey quanto no Greyman, e temos tido grande procura por sêmen e embriões, não só no Brasil, mas também em países vizinhos como Uruguai, Paraguai, Bolívia e Colômbia”, explica Ardenghy.
Segundo o pecuarista, a estratégia de levar o Greyman à Expointer também dialoga com a abertura de mercado no Sul. “Enquanto o Murray Grey já tem presença aqui, o Greyman é novo. Mas à medida que houver liberação para entrada de animais de outros estados, especialmente do Mato Grosso do Sul, queremos acelerar esse processo de expansão no Rio Grande do Sul”, projeta.
O Greyman surgiu na Austrália, nos anos 1970, a partir do cruzamento do Murray Grey com zebuínos Brahman. No Brasil, começou a ser trabalhado há cerca de 15 anos, inicialmente em Rondônia. É uma raça sintética e flexível, com variação entre 25% e 75% de sangue Murray Grey, o que permite direcionar o rebanho conforme a região: mais zebuínos em áreas tropicais, mais Murray Grey em ambientes amenos.
Entre as principais características estão o temperamento dócil, a fertilidade das fêmeas (com boa habilidade materna e produção de leite), a eficiência alimentar e a resistência a parasitas, especialmente carrapatos e vermes gastrointestinais. Outro diferencial é a carne de alta qualidade, com marmoreio acentuado e baixo teor de gordura subcutânea.
No primeiro cruzamento com zebuínos já se percebe melhora na qualidade da carne. Além disso, é um gado rústico, com grande adaptabilidade ao calor e às condições de campo nativo”, descreve o criador.
Além da estreia do Greyman, a Cabanha Guarita também levará à Expointer 2025 cerca de 19 exemplares da raça Murray Grey, em parceria com criadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Notícias relacionadas