Após depressão, Lucas Pouille é a história mais feliz de Roland Garros

Aos 29 anos, Lucas Pouille busca um recomeço em sua carreira no tênis

Por Folhapress

France's Lucas Pouille reacts as he plays against Austria's Jurij Rodionov during their men's singles match on day one of the Roland-Garros Open tennis tournament in Paris on May 28, 2023. (Photo by Emmanuel DUNAND / AFP)
A cena é daquelas que ficam na história de um torneio. Mão no peito, braço erguido, comemorando e cantando A Marselhesa, o hino nacional francês, junto com a torcida. Parece um dos muitos contos insólitos do tênis em que um desconhecido derrota um favorito na quadra central de qualquer torneio. Não era, contudo, qualquer torneio. Muito menos quadra central. A cena tem como protagonista o ex-top 10 Lucas Pouille e aconteceu na modesta Quadra 14 de Roland Garros, ainda na primeira rodada, após a vitória sobre o quase desconhecido austríaco Jurij Rodionov, número 134 do ranking mundial.

Por que tanta comoção para um momento aparentemente banal de um tenista com o talento e currículo de Pouille? O francês não é mais top 10. Longe disso. Aos 29 anos, Lucas Pouille é apenas o número 675 do mundo hoje. Precisou disputar o qualifying para conquistar uma vaga no principal torneio de seu país. Sem convite ou badalação. Ganhou os três jogos do torneio classificatório e, neste domingo (28), voltou a vencer pela chave principal de um slam, algo que não acontecia desde o US Open de 2019, quando Pouille ainda era o 27º do ranking.

LEIA TAMBÉM: Sob chuva, Max Verstappen vence em Mônaco de ponta a ponta e dispara na Fórmula 1

Pouille também destacou duas palavras: ego e humildade.

É praticamente uma segunda carreira que começa para Pouille agora, aos 29 anos. E ela vem com um grande desafio na sequência. Seu próximo adversário será o vencedor do jogo entre o britânico Cameron Norrie, número 13 do mundo e atual campeão do Rio Open, ou o também francês Benoit Paire. Aconteça o que acontecer, a volta por cima de Pouille já é a história mais feliz desta edição de Roland Garros.