CBF estreia nova linha do VAR na Supercopa e aplicará em outras competições

A tecnologia tende a favorecer os jogadores de ataque nas verificações de impedimento e deverá diminuir o número de gols anulados

Por Folhapress

Árbitro de vídeo - VAR Picture of the VAR screen taken before the start of the Copa Libertadores semifinal football match between Argentina's River Plate and Brazil's Palmeiras at the Libertadores de America stadium in Avellaneda, Buenos Aires Province, Argentina, on January 5, 2021. (Photo by MARCOS BRINDICCI / POOL / AFP)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estreará a nova linha de Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) na Supercopa do Brasil que acontecerá neste sábado (28), entre Flamengo e Palmeiras, no estádio Mané Garrincha (DF).
A tecnologia tende a favorecer os jogadores de ataque nas verificações de impedimento e deverá diminuir o número de gols anulados. A informação inicial foi dada pelo "Metrópoles" e confirmada pelo UOL Esporte.
A tecnologia consiste em linhas que, após estarem sobrepostas, se transformam em uma única na cor azul. A CBF refuta a tese de que são "linhas mais grossas". A entidade detalhará tecnicamente o processo assim que anunciar oficialmente.
O modelo de VAR já é adotado na Inglaterra e na Espanha, e foi um pedido dos clubes brasileiros à CBF. O novo VAR será aplicado também no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

CBF testa e confirma VAR nos telões do Mané Garrincha 

Outra novidade que estará presente na Supercopa deste sábado é a transmissão das verificações de VAR em tempo real para o público nos telões do Mané Garrincha. A experiência será em formato de teste onde, posteriormente, a CBF pretende levar à Fifa para que a tecnologia seja aplicada oficialmente nas competições brasileiras.
Na segunda-feira (23) a entidade testou a ferramenta no estádio que sediará a competição e, de acordo com os envolvidos, o saldo foi positivo.