Brasil desperdiça chances e acaba derrotado por Camarões

Seleção perdeu por 1 a 0 para os africanos e, agora, volta a campo na segunda-feira (5) contra a Coreia do Sul, pelas oitavas

Por Deivison Ávila

Cameroon's forward #10 Vincent Aboubakar (C) scores his team's first goal during the Qatar 2022 World Cup Group G football match between Cameroon and Brazil at the Lusail Stadium in Lusail, north of Doha on December 2, 2022. (Photo by Jewel SAMAD / AFP) Boubakar foi o autor do gol que deu a vitória aos camaroneses, que acabaram eliminados da Copa
Os reservas de Tite frustraram a torcida no Catar e em todo o Brasil. Diante de um Camarões esforçado, a seleção não atuou bem, até teve volume de jogo, mas desperdiçou as poucas chances criadas e acabou sendo castigada no finalzinho da partida. A derrota por 1 a 0, nesta sexta-feira (2), em Lusail, manteve o Brasil na primeira colocação. A equipe volta a campo na próxima segunda-feira (5), às 16h, para encarar a Coreia do Sul, pelas oitavas de final.
O primeiro tempo dos reservas de Tite não foi de muito brilho, mas teve bastante empenho e controle das ações. Os melhores momentos passaram pelos pés de Rodrygo, Antony e Martinelli. Embora a rapidez dos homens de frente, o Brasil criou poucas chances para marcar.
Aos 13 minutos, Fred recebeu de Daniel Alves na intermediária e cruzou para Martinelli na segunda trave. O atacante cabeceou e Epassy fez uma linda defesa. A seleção seguiu pressionando, mas com pouca objetividade e só foi conseguiu assustar nos minutos finais. Aos 37, Martinelli avançou pelo meio e sofreu a falta. Só que Fred ficou com a bola e abriu para Antony. O atacante cortou e bateu colocado para nova defesa de Epassy.
Aos 45, Martinelli, mais uma vez, pegou a sobra na entrada da área, cortou para direita e bateu firme no gol. Epassy salvou os camaroneses. Aliás, o time africano concluiu a primeira bola ao gol do Brasil em toda Copa. Aos 47, Mbeumo recebeu cruzamento da esquerda e cabeceou. A bola bateu no chão antes de ir ao gol, e Ederson fez uma grande defesa.
A seleção piorou na etapa final. Talvez a lesão sofrida por Alex Telles nos primeiros minutos tenha bagunçado o esquema tático de Tite. O técnico precisou improvisar Marquinhos na lateral-esquerda e aproveitou para colocar Bruno Guimarães e Everton Ribeiro, nas vagas de Fred e Rodrygo.
Aos 11, após cobrança de escanteio, Everton Ribeiro ficou com a sobra, puxou para a linha de fundo e cruzou. Militão dominou na entrada da área e finalizou. Epassy defendeu mais uma. No minuto seguinte, o goleiro de Camarões espalmou um chute de fora da área de Antony.
Os camaroneses pouco chegaram, mas na rara oportunidade que tiveram, marcaram. Aos 46, Mbekeli avançou pela direita e cruzou na medida para Aboubakar entre os dois zagueiros brasileiros cabecear no cantinho de Ederson, sem chances para o goleiro brasileiro. O Brasil até tentou buscar o empate, mas não teve forças.
Brasil 0 Ederson, Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles (Marquinhos); Fabinho e Fred (Bruno Guimarães); Antony (Raphinha), Rodrygo (Everton Ribeiro), Martinelli e Gabriel Jesus (Pedro). Técnico: Tite.
Camarões 1 Epassy, Fai, Wooh, Ebosse e Tolo; Anguissa, Kunde (Ntcham), Mbeumo (Toko Ekambi) e Ngamaleu; Choupo-Moting e Aboubakar. Técnico: Rigobert Song.
Árbitro: Ismail Elfath (EUA).