Brasil ofensivo inicia caminho rumo ao hexa contra a Sérvia

Uma das principais favoritas ao título, seleção de Tite entra em campo às 16h, em Lusail

Por Agências

Em seu terceiro Mundial, Neymar quer colocar título inédito no currículo
Neymar precisa subir sete degraus para entrar no Olimpo onde o esperam Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo e Ronaldinho. A sólida Sérvia, nesta quinta-feira (24), em Doha, é o primeiro degrau do camisa 10 e do Brasil rumo ao hexacampeonato mundial. O palco será o estádio Lusail, a partir das 16h. 
A tarefa diante de um adversário conhecido, a quem venceu por 2 a 0 na fase de grupos da Copa da Rússia 2018, não parece fácil: os sérvios carregam em seu retrospecto a classificação direta para a Copa superando Portugal, de Cristiano Ronaldo, que precisou disputar a repescagem.
E com o precedente da vitória da Arábia Saudita sobre a Argentina de Lionel Messi, na terça-feira, e do Japão sobre a Alemanha de Thomas Müller, nesta quarta-feira, ambas por 2 a 1, não há margem para confiança em excesso, a ponto de relaxar nesta quinta-feira. No entanto, a seleção de Tite conquistou o status de favorita ao troféu, após dominar as eliminatórias sul-americanas e registrar uma invencibilidade de 15 jogos (12 vitórias, sete delas consecutivas, e três empates).
O principal trunfo para o hexacampeonato mundial, que seria o primeiro título desde 2002 - conquistado por Ronaldo e companhia -, traz o 10 nas costas. Aos 30 anos, Neymar chega em grande forma a sua terceira Copa do Mundo, após um bom início de temporada no PSG. E com a esperança de que, finalmente, o Mundial retribua o amor que o craque tantas vezes professou.
E se prosseguir com a sequência de gols que exibiu nas eliminatórias, em que foi o vice-artilheiro com oito gols, Neymar poderá superar Pelé como maior goleador da história da seleção brasileira. O Rei, único tricampeão mundial (1958, 1962 e 1970), balançou as redes 77 vezes contra seleções. Dois gols a mais que Neymar.

Tite tentou esconder a escalação, mas Brasil será ofensivo na estreia

Na véspera da estreia, o técnico Tite falou sobre a escalação do time e declarou que em sua função é preciso tomar decisões que podem não ser do agrado de todos. "Faço escolhas e agrado a uns e não agrado a outros. Isso é da função do técnico. Mas os atletas do meio para a frente se escolheram", declarou o treinador na coletiva em Doha.
Tite, apesar de mencionar o setor ofensivo, não informou quais atletas serão escalados ali. Nem nos outros setores, para que os sérvios não saibam como a equipe jogará.
Há a possibilidade de a seleção atuar com uma formação com um único volante (Casemiro). Fred sairia para a entrada do ponta esquerda Vinícius Jr. O Brasil deve ir a campo com Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Richarlison, Neymar e Vini Jr.
O ponto alto do adversário é a bola alta. Principal aspecto trabalhado por Tite na preparação, a seleção treinou bastante para tentar isolar a principal jogada da Sérvia. Uma possível escalação tem Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic, Gudelj, Sergej Milinkovic-Savic, Miadenovic e Tadic; Mitrovic e Vlahovic.
No outro jogo da chave, às 7h, Suíça e Camarões se enfrentam no Al-Janoub, em Al-Wakrah. Os suíços, comandados por Murat Yakin, tentam chegar, ao menos, às quartas de final, repetindo as campanhas de 1934, 1938 e 1954 - desde então, não passaram das oitavas.
Camarões, por sua vez, busca quebrar um jejum de mais de 30 anos. Na Copa da Itália, em 1990, venceu a Argentina na estreia e chegou às quartas de final. Desde então, não vão a um mata-mata.