NBA aposenta número 6 em todas as equipes como homenagem a Bill Russell

O pivô ídolo do Boston Celtics é o primeiro jogador da história a receber tal honraria

Por Agência Estado

LAS VEGAS, NV - JULY 17: Quentin Grimes #6 of the New York Knicks and Keon Johnson #6 of the Portland Trailblazers look on during the 2022 Las Vegas Summer League on July 17, 2022 at the Thomas & Mack Center in Las Vegas, Nevada NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and/or using this Photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2022 NBAE David Dow/NBAE via Getty Images/AFP (Photo by David Dow / NBAE / Getty Images / Getty Images via AFP)
A NBA anunciou nesta quinta-feira (11) que o número 6 será aposentado das camisas de todas as franquias da liga na próxima temporada, em homenagem ao lendário Bill Russell, que morreu no dia 31 de julho, aos 88 anos. Campeão 11 vezes e dono de cinco prêmios de MVP entre as décadas de 1950 e 1960, além de ser uma figura importante do ativismo pelos direitos civis nos Estados Unidos, o pivô ídolo do Boston Celtics é o primeiro jogador da história a receber tal honraria.
Com isso, um dos maiores astros da atualidade, LeBron James, terá de trocar o número de sua camisa, o que não deve ser um problema para ele, que se inspirou justamente em Russell, como em Julius Erving, para escolher a numeração. LeBron veste a camisa 6 do Los Angeles Lakers, mas antes usava a 23, assim como Michael Jordan.
Na NBA, é comum aposentar números em equipes, mas não na liga toda. A 23 de Jordan, por exemplo, não é mais usada pelo Chicago Bulls, franquia na qual fez história, e pelo Miami Heat, que aposentou a camisa para honrar o legado do astro, apesar de nunca ter tido ele como jogador.