Grêmio goleia o Operário-PR e chega a 17 jogos de invencibilidade

Vitória sobre o time paranaense diminui ainda mais a distância gremista para voltar à Série A

Por Deivison Ávila

Vitória gremista contou com mais um gol de Diego Souza, que ainda deu assistência
O início do jogo não parecia nada animador, mas a fragilidade do adversário pode ser traduzida em números na noite chuvosa desta terça-feira (9). Com naturalidade, o Grêmio foi empilhando gols e acabou goleando o Operário-PR por 5 a 1, na Arena. O triunfo pela 23ª rodada da Série B aumentou a invencibilidade tricolor para 17 jogos. Agora, nas contas da direção, faltam sete vitórias para o Grêmio retornar à elite do futebol nacional.
O Grêmio não começou bem e os paranaenses passaram a levar perigo ao gol dos donos da casa. Aos 15 minutos, Paulo Victor chutou de fora da área, assustando Brenno. Aos 25, o Operário chegou com Fabiano, que completou cruzamento da direita, mas o goleiro gremista defendeu com facilidade.
No minuto seguinte, Guilherme até marcou, mas o lateral-direito Rodrigo Ferreira estava impedido antes do cruzamento. Aos 28, Guilherme chutou e Vanderlei espalmou para linha de fundo. Só que o Operário persistia em surpreender na Arena. Aos 37, Geromel cortou mal e a bola sobrou para Getterson, que chutou para mais uma defesa de Brenno.
E quando tudo parecia se encaminhar para um primeiro tempo sem gols, aos 45, Diego Souza lançou Guilherme. A defesa cortou, mas, na sobra, Campaz bateu forte para tirar o zero do marcador.
O segundo tempo não poderia começar melhor. Logo aos seis minutos, após cobrança de escanteio, a zaga cortou, Villasanti cabeceou para a áre, onde estava Diego Souza. O artilheiro dominou e mandou para o gol. O assistente marcou o impedimento, mas o gol foi validado pelo VAR. O Operário até descontou três minutos depois. Felipe Garcia cruzou da direita e Kalil subiu mais alto para cabecear para o fundo das redes.
Só que a reação paranaense parou por aí e o Grêmio e começou a definir a vitória aos 18: Diego Souza fez um lançamento perfeito para Biel, que avançou livre e tocou para o gol, na saída de Vanderlei. Aos 22, Janderson perdeu a chance de ampliar, batendo em cima do goleiro do Operário.
Nos minutos finais. o Grêmio controlou a vantagem e ainda transformou a vitória em goleada. Aos 36, a expulsão do zagueiro Thales ajudou ainda mais. O quarto saiu aos 44, quando Bitello cruzou da esquerda e Elkeson usou a cabeça para marcar seu primeiro gol na Série B. E, no apagar das luzes, Janderson cruzou da direita, Elkeson disputou a bola com o zagueiro Reniê e ela entrou mansamente para o fundo das redes, fechando a vitória gremista.
Grêmio 5 Brenno; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Lucas Leiva (Bitello), Villasanti e Campaz (Gabriel Silva); Biel (Thaciano), Guilherme (Janderson) e Diego Souza (Elkeson). Técnico: Roger Machado.
Operário-PR 1 Vanderlei; Arnaldo, Thales, Reniê e Fabiano; Ricardinho (Fernando Neto), Rafael Chorão (Michel) e Tomas Bastos (Leandrinho); Jean Carlo, Paulo Victor, Getterson (Kalil) e Felipe Garcia (Jean Carlo). Técnico: Matheus Costa.
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (DF/Fifa).