Brasil atinge meta e fica em terceiro no quadro de medalhas

Por

Antes do Pan-Americano de Toronto, no Canadá, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) estabeleceu como meta terminar em terceiro lugar no quadro geral de medalhas. O time brasileiro conseguiu o objetivo com sobras, chegando ao mesmo número de pódios de Guadalajara, há quatro anos, mas com menos medalhas de ouro - foram 48 em 2011, contra 41 agora. Mesmo assim, terminou bem à frente de Cuba, quarta colocada.
No último fim de semana dos Jogos, o Brasil sacramentou o terceiro lugar com várias medalhas nos esportes coletivos. Quem mais brilhou foram os atletas do handebol. O time feminino bateu a Argentina por 25 a 20 e ganhou o seu quinto título consecutivo no Pan. Os homens também tiveram os argentinos pela frente e sofreram um pouco mais. Com direito a duas prorrogações e um tiro de sete metros (pênalti) perdido no último lance do tempo regulamentar, o Brasil conseguiu uma vitória dramática, por 29 a 27, e deu o troco na seleção que lhe tirou a medalha dourada há quatro anos.
Já no futebol, alegria para as meninas brasileiras, que massacraram a Colômbia na final, com uma vitória por 4 a 0 na final. O jogo marcou a despedida da volante Formiga, autora de um dos gols, dos Pan-Americanos. Aos 37 anos, essa foi a terceira conquista dela nos Jogos. Entre os homens, a medalha de bronze veio na prorrogação, contra o Panamá. Após empate no tempo normal em 1 a 1, dois gols salvaram a equipe de sair com as mãos vazias do Canadá.
Quem brilhou no fim de semana  foi o basquete masculino. A seleção brasileira bateu o Canadá por 86 a 71 e confirmou o ouro de maneira invicta. É o primeiro título do argentino Rubén Magnano em cinco anos no comando da equipe. Na campanha, o Brasil bateu inclusive os Estados Unidos, na primeira fase.
O vôlei decepcionou, com duas pratas. Nas decisões, o time feminino foi batido pelos Estados Unidos, por 3 sets a 0 e o masculino perdeu para a Argentina, por 3 sets a 2. Ambos viajaram ao Canadá com um time alternativo, em vista do Grand Prix e da Liga Mundial, respectivamente.
Entre os esportes individuais, destaque para o ouro inédito de Marcelo Suartz no boliche. No caratê, Natalia Brozulatto também subiu ao ponto mais alto do pódio. Ela venceu a mexicana Xhunashi Caballero na decisão, e no tênis de mesa, o Brasil já sabia que ganharia ouro, prata e bronze na disputa masculina de simples. Só faltava decidir quem seria o campeão e quem se garantiria nas Olimpíadas. No confronto final, deu Hugo Calderano contra Gustavo Tsbuoi, por 4 sets a 3.