Morre bicampeão mundial Zito, aos 82 anos

Por

Um dos maiores nomes do futebol brasileiro, Zito morreu na noite deste domingo. José Ely de Miranda foi bicampeão mundial pelo Santos e também com a seleção, volante titular na conquista das Copas de 1958 e 1962. O ex-jogador tinha 82 anos.

O corpo de Zito é velado desde 8h desta segunda-feira no Memorial Necrópole Ecumênica, na cidade do litoral paulista. Já o enterro será na cidade de Roseira, onde ele nasceu.

A causa da morte não foi revelada, mas o ex-jogador tinha Mal de Alzheimer e, no ano passado, sofreu um AVC e ficou 34 dias internado num hospital em Santos. Apesar da alta, ele passou a ter cuidados de UTI dentro de casa.

Ao longo da carreira, Zito acumulou diversas vitórias vestindo a camisa do Santos, onde atuou de 1952 até a sua aposentadoria, em 1967. Foi nove vezes campeão paulista e quatro vezes brasileiro. Também levou para casa o título da Libertadores da América por duas vezes e, em dois anos, faturou o Mundial de Interclubes. O clube paulista prestou uma homenagem a Zito no Twitter e decretou luto oficial de sete dias.

Pela seleção brasileira, ele alcançou seus dois maiores triunfos: foi campeão em 1958, na Suécia, e em 1962, no Chile. Na final da Copa de 62, contra a Tchecoslováquia, Zito marcou o terceiro gol do Brasil na vitória por 3 a 1.

Zito trabalhou na base do Santos depois de aposentado como jogador. Foi um dos responsáveis por revelar Neymar, que o homenageou nas redes sociais ao saber da morte do ídolo santista.