Pentacampeão, Inter mantém o Estado pintado de vermelho

Por

E o Rio Grande do Sul segue pintado de vermelho. Ontem, mais de 41 mil pessoas viram um Grenal eletrizante, principalmente na primeira etapa. Um Inter avassalador abriu 2 a 0 no marcador, foi superior, e não marcou mais gols por detalhes. Ainda nos acréscimos, Giuliano descontou e recolocou o Grêmio na disputa pelo caneco. No segundo tempo, o Grêmio deu as cartas, comandou o ritmo da partida, mas faltou força ao ataque. No final, o alívio colorado se transformou em grito de pentacampeão com o apito de Leandro Vuaden. Agora, o Inter soma cinco conquistas seguidas e repete o feito de 1973.
Na primeira final da nova casa colorada, o destaque, mais uma vez, foi a torcida mista, adotada pela segunda vez no Beira-Rio. Além do tradicional espaço para os gremistas, outros 2 mil lugares foram reservados para os torcedores dos dois times assistirem ao clássico Grenal 406 juntos. Até para a imprensa o setor foi misto, afinal parte dos repórteres teve que ficar na arquibancada superior, em um setor ao lado da torcida do Grêmio, sem a mínima estrutura. O fato lamentável ficou pela reação de parte da torcida gremista, que, ao final do jogo, arremessou cadeiras em direção ao gramado, devido ao vice-campeonato.
Dentro de campo, todos os ingredientes necessários para uma decisão puderam ser vistos no primeiro tempo. Garra, determinação, empenho e raça de ambos os lados. No entanto, o Inter entrou em campo como poucas vezes se viu em um clássico. Logo aos cinco minutos, Marcelo Grohe evitou o gol de Valdívia. No lance seguinte, os donos da casa abriram o marcador. Depois de cobrança de falta de D'Alessandro, Nilmar e Valdívia tabelaram dentro da área, o atacante vermelho deu um toque por cima do goleiro gremista, e a bola entrou mansamente no gol.
Aos dez minutos, D'Ale concluiu de chapa de pé, e Grohe realizou uma bela intervenção. A resposta tricolor veio em troca de passes no setor ofensivo. Em uma dessas jogadas, Giuliano cavou uma falta perigosa. Na cobrança, Fellipe Bastos acertou a trave direita de Alisson. No contra-ataque, a velocidade colorada superou a apática zaga gremista. Depois de recuperar a bola, Fellipe Bastos tocou para trás, mas o passe foi fraco. Esperto, Nilmar recuperou e, devolvendo o passe do primeiro gol, acionou Valdívia, que marcou o segundo. O ímpeto do Inter fez com que Luiz Felipe Scolari trocasse Fellipe Bastos por Wallace com apenas 28 minutos de bola rolando. A substituição deu outra movimentação aos comandados de Felipão. Ao apagar das luzes, Giuliano recolocou o Grêmio na briga pelo título. Depois de cobrança de falta, Rhodolfo cabeceou, Alisson deu rebote, e o ex-jogador colorado descontou. O gol do camisa 11 era a promessa de um segundo tempo repleto de emoção.
No entanto, não foi o que se viu dentro das quatro linhas. A avalanche vermelha arrefeceu nos 45 minutos finais, os visitantes tomaram conta do jogo, e o time de Aguirre apenas ficou esperando e especulando o que Felipão armaria. Com mais posse de bola e empilhando escanteios, o Tricolor partiu para a sua principal arma: a posse de bola. Foram muitos escanteios e cobranças de falta, e a esperança do torcedor em que um novo Pedro Júnior repetisse o feito de 2006. Porém, a falta de qualidade ofensiva do Grêmio não deu o gol tão desejado.
Já o time de Aguirre apostou em contra-ataques e na velocidade de seus jovens atacantes. Sasha e Valdívia enlouqueceram a zaga adversária. Em um desses lances, Sasha avançou pela direita, deixou Rhodolfo para trás, o capitão gremista acertou o camisa 9 e foi expulso direto. Os cinco minutos de acréscimo estipulados por Vuaden tiveram mais dois lances de bola parada para o Grêmio, só que o raio não caiu duas vezes no mesmo lugar. E, diferentemente de 2006, o Tricolor não conseguiu impedir a conquista do penta colorado.
Inter 2 x 1 Grêmio
Alisson; William, Ernando, Alan Costa, Geferson (Alan Ruschel); Rodrigo Dourado, Aránguiz, D'Alessandro e Valdívia; Eduardo Sasha e Nilmar (Lisandro López).
Técnico: Diego Aguirre.
Marcelo Grohe; Matías , Rhodolfo, Erazo, M. Oliveira; Fellipe Bastos (Wallace), Maicon, Giuliano, Douglas (Everton); Luan e Braian Rodriguez (Yuri Mamute).
Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Árbitro: Leandro Vuaden.

Felipão: 'se quisesse mais dinheiro, já teria saído do Grêmio'

O técnico Luiz Felipe Scolari começou a coletiva parabenizando o adversário. Porém, o que tomou conta da entrevista foi a sua possível saída do clube. "Vocês me ouviram dizer que eu ia sair? Não. São fofocas. Já respondi 5 vezes. O Grêmio tem um projeto e vamos seguir. Óbvio que pode ter um desvio, mas eu vou seguir", afirmou.
Felipão afirmou que sabe quem são as pessoas que estão querendo que ele deixe o time, mas que isso não irá acontecer. Sobre uma proposta milionária da China, o treinador brincou, dizendo que nem Pelé receberia números tão altos. "Se eu quisesse ganhar mais dinheiro eu já tinha saído do Grêmio", disse. Sobre a sequência do trabalho, o presidente Romildo Bolzan projeta contratações e o sonho pelo tão desejado título reside no Brasileiro e na Copa do Brasil.

'Estou muito feliz. Dedico esse título ao Luiz Fernando Costa'

Diego Aguirre, em cinco meses, fez história no comando do Inter. O uruguaio foi o primeiro treinador estrangeiro a conquistar um título pelo clube, desde 1950. Naquele ano, o argentino Alfredo González faturou o regional. "Estou muito feliz pelo o que aconteceu. O Inter mereceu ganhar, foi o primeiro na classificação geral. Ganhamos de um grande time. Gostaria de agradecer aos jogadores. Eles acreditaram na nossa proposta."
O treinador ressaltou também o papel do torcedor que, assim como os atletas, "compraram o planejamento" que a comissão técnica definiu. "Foi a confirmação de um trabalho. Queria agradecer e dedicar essa conquista ao Fernandão (Luiz Fernando Costa, vice de futebol falecido em janeiro). Se não fosse ele, eu não estaria aqui como treinador", lembrou.