Grêmio perde para Corinthians e vê classificação para Libertadores distante

Por

O sonho da classificação para a Libertadores ficou distante para o tricolor. Com um gol do peruano Guerrero, aos 37 minutos do segundo tempo, o Grêmio perdeu para o Corinthians por 1 a 0, neste domingo (23), no estádio Itaquerão, em São Paulo, pela 36ª e antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro, e se distanciou ainda mais do G4.
Já o time paulista está bem perto da classificação à próxima edição da Copa Libertadores. Com a vitória, o Corinthians manteve sua terceira colocação, agora com 66 pontos. Tem cinco a mais que o Atlético Mineiro, o quinto colocado, e seis para o Grêmio, que ficou em sexto. Uma vitória ou até mesmo um empate com o Fluminense, no Rio, no próximo domingo, garantirá o time alvinegro na competição continental.
Já ao tricolor gaúcho resta vencer os dois jogos que restam - Bahia (fora) e Flamengo (casa) - e torcer contra os rivais acima na tabela de classificação.
O Corinthians entrou em campo decidido a definir logo o placar. Já no primeiro minuto, Renato Augusto deu o primeiro chute contra o gol de Marcelo Grohe. Só na etapa inicial foram seis chances claras, incluindo ainda boas defesas do goleiro e um chute na trave dado por Guerrero.
Aliás, a volta do peruano depois de dois jogos longe foi o grande combustível para o ânimo inicial do Corinthians. O atacante levantou a torcida quando teve o nome anunciado antes do jogo e a boa fase dele parece ser transmitida aos companheiros do setor ofensivo. Até jogadores de temporada irregular, como Renato Augusto, tiveram uma noite destacada.
O Grêmio, jogando fechado, com Ramiro improvisado na lateral direita, não conseguia atacar. Barcos mal recebia bola, enquanto que a defesa passava sufoco pelas laterais. Guerrero abria espaços e caía pela esquerda, onde Fábio Santos chegava com perigo. Do outro lado do campo, Malcom, de 17 anos, apostava na correria contra o veterano Zé Roberto, de 40.
A pressão sem resultar na abertura do placar acabou por esfriar o time nos minutos finais do primeiro tempo e deu chance para o Grêmio se organizar melhor no intervalo. A equipe gaúcha colocou Giuliano para ter mais criação no meio de campo e o jogo mudou. Aos 2 minutos, Barcos marcou, mas a arbitragem anulou corretamente, ao observar que o atacante recebeu lançamento em impedimento. Cássio começou a trabalhar mais e o Corinthians passou a ter menos posse de bola e a jogar no contra-ataque.
Depois de alguns minutos de sufoco, o Corinthians reagiu nos gritos da torcida. O anúncio dos gols sofridos pelo Palmeiras na derrota em Curitiba pareceu ecoar no gramado e as entradas do sempre decisivo Danilo e também de Jadson ajudaram a equipe a colocar os nervos no lugar.
O gol veio quando o torcedor já sofria com mais um empate sem gols para a coleção do Corinthians. A euforia pela abertura do placar, em um chute mascado de Guerrero que entrou devagar na meta, levou alguns torcedores a acenderem sinalizadores. O jogo foi interrompido por alguns instantes por causa da fumaça, enquanto que a polícia se dirigiu à arquibancada para encontrar os infratores, que foram retirados à força, para delírio dos 36 mil torcedores presentes. Com reportagem do Estadão Conteúdo.
Corinthians x Grêmio
Cássio; Fagner, Gil, Felipe e Fábio Santos; Ralf, Elias (Danilo), Petros, Renato Augusto (Jadson); Malcom (Luciano) e Guerrero.
Técnico: Mano Menezes.
Marcelo Grohe; Ramiro, Bressan, Rhodolfo e Zé Roberto; Walace, Fellipe Bastos, Riveros (Giuliano); Luan (Alan Ruiz), Dudu (Lucas Coelho) e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Árbitro: Vinícius Furlan (SP)