A partir de agora, é tudo com Fábio Koff

Por

Foi em um clima de paz e emoção, de mãos dadas com dona Ivone, sua esposa, que Fábio Koff adentrou ao Salão Nobre do Conselho Deliberativo do Grêmio, na noite de ontem, para tomar posse como presidente do clube para o biênio 2013/2014. Dezesseis anos depois, estava retornando ao cargo, como ele mesmo disse, “com as esperanças renovadas e com o sonho de voltar a frequentar os postos mais elevados do futebol brasileiro”.
Ao declarar dever à instituição alguns dos momentos mais felizes de sua vida, deixou claro: “Nossa obsessão, especialmente a minha, é reviver as emoções vivenciadas em anos passados”, momentos que, segundo o dirigente, tornaram o clube “imbatível e insuperável”. Em seu rápido discurso, ainda fez menção ao presidente que está deixando o cargo, Paulo Odone, o parabenizando pela sua administração. “Tomara que eu tenha a clarividência e a sua competência para dirigir os destinos do Grêmio nos próximos dois anos”, declarou.
Ao longo dos últimos meses, especialmente durante o processo eleitoral, as divergências entre os dois ficaram escancaradas. Distanciados, pouco se falaram durante a transição. Segundo Koff, elas podem ser superadas, já que são apenas “conceituais”.
No entanto, isto parece longe de acontecer. De acordo com Odone, que hoje ainda participa do ato de inauguração da primeira parte do memorial que está sendo construído na Arena, a tão falada pacificação não está tão perto assim de acontecer. Ao deixar a cerimônia com a “missão cumprida”, se mostrou tranquilo e “orgulhoso” do seu trabalho. O novo Conselho de Administração é composto por Adalberto Preis, Nestor Hein, Odorico Roman, Marcos Herrmann, Renato Moreira e Romildo Bolzan Júnior.

Goleiro Dida está próximo de ser anunciado como reforço para 2013

Em um primeiro momento, o Grêmio chegou a desistir de contratar o goleiro Dida. No entanto, as partes voltaram a conversar, o jogador compreendeu o projeto apresentado, baixou a pedida salarial e está próximo de ser anunciado como reforço tricolor para a temporada 2013.
A ideia é trazê-lo para acrescentar experiência à posição, mesmo com a boa temporada de Marcelo Grohe. Aos 39 anos, Dida disputou o Campeonato Brasileiro de 2012 pela Portuguesa, mas, em sua longa carreira, tem passagens vitoriosas pela seleção brasileira, fazendo parte do grupo que conquistou a Copa de 2002 e sendo o dono da camisa 1 no Mundial seguinte. Em seu currículo tem também, por exemplo, os títulos da Libertadores, Liga dos Campeões da Europa e Mundial de Clubes.
Ontem ele chegou a Porto Alegre para a disputa do Jogo contra a Pobreza, mas se recusou a comentar o tema. Com o goleiro na Capital, é possível que ocorra o término das tratativas, com o anúncio oficial acontecendo até o final desta semana.
Não está descartado que outros nomes sejam confirmados nos próximos dias.  Um zagueiro, possivelmente oriundo do mercado sul-americano, estaria em negociação avançada. Isso sem citar a tão falada “cereja do bolo”, mais uma vez mencionada pelo presidente Fábio Koff em sua posse. Ele salientou que o clube busca esse grande nome, mas que, ao mesmo tempo, “é difícil encontrar atletas que joguem mais do que os que estão aqui”. Por isso, o nome deste reforço será amplamente debatido com o técnico Vanderlei Luxemburgo. No total, serão feitas mais cinco ou seis contratações, sem contar a tentativa de renovação de contrato do volante Souza, em estágio avançado.