Tricolor dá o primeiro passo rumo ao tricampeonato

Por

O local é o histórico estádio Centenario, em Montevidéu. O palco da final da primeira Copa do Mundo parece ser ideal para o Grêmio dar o passo inicial rumo a uma conquista que se tornou obsessão desde 1983, ano em que o clube se consagrou como “dono” da América do Sul pela primeira vez. Hoje, a partir das 22h, o Tricolor inicia a sua caminhada em busca de seu terceiro título continental.
O adversário, apesar de motivado, é desconhecido. O Liverpool disputa a Libertadores pela primeira vez em sua história. No entanto, todos parecem mais concentrados do que nunca para não deixar escapar a vaga à fase de grupos depois de muito lutarem durante todo o Campeonato Brasileiro de 2010 para estar nesta situação. Até o assunto “contratações” ficou em segundo plano desde a chegada ao Uruguai, tanto que o vice-presidente de futebol Antônio Vicente Martins evita comentar as possíveis chegadas do zagueiro Rodolfo, hoje no Lokomotiv Moscou, e do meia argentino Dátolo, emprestado pelo Napoli ao Espanyol, de Barcelona.
Titular da lateral-esquerda durante a campanha que levou o Grêmio ao vice-campeonato em 2007, Lúcio, hoje no meio-campo, lembra que o clube brasileiro tem mais camisa. Isso, porém, não significa vantagem. “O time deles fez algo positivo para estar aqui e a gente também. Nós priorizamos o respeito”, disse.
Entre os jogadores, todos tentam esquecer a ausência do artilheiro Jonas, que deixou o clube às vésperas da competição. “Nosso time está bem tranquilo com o que o Renato pediu”, destacou o centroavante André Lima, que vive a chance de repetir o sucesso de Jardel no bicampeonato gremista, em 1995. “É mais uma oportunidade que eu tenho para construir essa história. Vou fazer de tudo para marcar meu nome na história do Grêmio”, acrescentou o atleta.
Liverpool
x
Grêmio

Castro

Souza Motta
Alvez
Souza
Montero
Macchi
Felipe
Figueredo
Franco
Alfaro
Guevara
Técnico: Eduardo Favaro.


Victor

Gabriel
Paulão
Rafael Marques
Gilson
Vilson
Fábio Rochemback
Lúcio
Douglas
Vinícius Pacheco (Junior Viçosa)
André Lima
Técnico: Renato Potaluppi


Árbitro: Carlos Torres (Paraguai).