Tricolor busca mais uma vitória fora do Olímpico

Por

Dono da melhor campanha do returno do Campeonato Brasileiro, com 76% de aproveitamento, o Grêmio terá um novo desafio às 16h deste sábado: conquistar sua terceira vitória consecutiva e a quarta longe de Porto Alegre. O adversário desta vez será o Vitória, no Barradão, local onde o Tricolor costuma ter dificuldades.
Voltar de Porto Alegre com os três pontos na bagagem é essencial para que o clube gaúcho continue sonhando em terminar entre os três primeiros colocados e, consequentemente, garantir a presença na Libertadores da América do ano que vem. Atualmente, a projeção para o Cruzeiro, que ocupa a vaga da pré-Libertadores, é terminar o campeonato com 68 pontos.
O Grêmio possui 36, ou seja, precisa ganhar 32 pontos – o que lhe dá o direito de empatar uma e perder outra nas 12 partidas restantes. Isso, claro, se a Raposa mantiver o rendimento. No segundo turno, o clube mineiro possui aproveitamento igual ao do Grêmio, mas fica atrás por causa do saldo de gols.
Mas a tarefa será complicadíssima, principalmente devido aos desfalques gremistas em Salvador. Paulão, Vilson, Rafael Marques, Douglas e André Lima estão suspensos. Lesionado, Rochemback sequer viajou com o grupo. Renato Portaluppi deve montar a zaga com os garotos Neuton e Saimon. Com boa atuação contra o Palmeiras, Lúcio deve permanecer, enquanto Roberson pode ganhar nova chance no meio-campo.
Assim, uma provável escalação tem Victor; Gabriel, Saimon (Ozeia), Neuton e Gilson (Fábio Santos); Adilson, Fernando, Lúcio e Roberson; Jonas e Diego Clementino. Júnior Viçosa foi relacionado e pode ser opção. No entanto, a Justiça de Alagoas concedeu uma liminar que pode atrapalhar os planos do atleta. Na decisão, o juiz obriga o ASA, que negociou o jogador, a depositar mais de R$ 1 milhão em favor do Corinthians-AL. Caso isso não ocorra, a determinação é de que seja suspenso o contrato com o Grêmio.