Taça Fábio Koff é novamente colorada

Por

Manifestações contra o trabalho de Jorge Fossati foram substituídas pelo tradicional “é campeão” em pouco mais de uma hora. Foi assim, com o Inter superando a desconfiança que começava a tomar conta de parte dos torcedores e demonstrando muita raça para passar por cima de um placar que lhe era totalmente adverso, que a Taça Fábio Koff acabou novamente em vermelho e branco.
Pelo segundo ano consecutivo, o maior presidente da história do Grêmio foi ao Beira-Rio para entregar o troféu que leva o seu nome ao maior rival. Com uma vitória de virada por 3 a 2 sobre o Pelotas, o clube da Capital conquistou o segundo turno do Campeonato Gaúcho e se qualificou para enfrentar o Tricolor na decisão do Estadual.
Ainda no primeiro tempo, o time da zona Sul do Estado comprovou que há muito deixou de ser surpresa e que podia fazer a alegria dos dois mil torcedores que se deslocaram para a Capital. Suportou a pressão, com destaque para a tranquilidade do sistema defensivo e para a qualidade do goleiro Jonatas, e precisou de apenas um contra-ataque para mostrar a sua força. Aos 29 minutos, Alex Dias lançou Clodoaldo, que tocou por cobertura na saída de Abbondanzieri e abriu o placar. Aos 39, a zaga vermelha parou novamente, Alex Dias foi à linha de fundo e deixou Clodoaldo livre. O camisa 9 só teve o trabalho de empurrar para a rede e fazer o segundo.
Quando gritos de “burro” já eram entoados nas arquibancadas em direção a Fossati, Bolívar aproveitou cobrança de escanteio de Andrezinho e concluiu forte para diminuir o prejuízo ainda antes do intervalo e incendiar a torcida. No entanto, algo a mais aconteceu já dentro do vestiário. “Mais do que o Fossati nos falou, foi o olho no olho de cada jogador no intervalo que nos levou à vitória. Sabíamos que tínhamos 45 minutos e que não podíamos deixar o resultado escapar”, resumiu o centroavante Alecsandro. 
Na etapa final, mesmo com o Pelotas se mostrando novamente seguro, as substituições surtiram efeito. Aos 28 minutos, D’Alessandro cobrou escanteio, e Edu apareceu para conferir de primeira. Empolgado, o Inter foi para cima e conseguiu a virada através de D’Alessandro. Aos 36, ele aproveitou rebatida do goleiro para concluir para o gol vazio e classificar a equipe.
Inter 3
x 2
Pelotas

Abbondanzieri
Bolívar
Sorondo
Fabiano Eller
Glaydson
Sandro
Giuliano (Walter)
Andrezinho (D'Alessandro)
Kléber
Taison (Edu)
Alecsandro
Técnico: Jorge Fossati

Jonatas
Jonas
Bruno Salvador
Jonathas Costa (Maurício)
Maurinho
Gavião
Jucemar
Gavião
Maicon Sapucaia (Jonatan)
Dick
Alex Dias (Sandro Sotilli)
Clodoaldo
Técnico: Beto Almeida

Árbitro: Carlos Simon

Inter chega motivado para enfrentar equatorianos

Por parte dos jogadores, a comemoração pelo título aconteceu de forma tímida. Não houve volta olímpica e, rapidamente, todos se dirigiram ao vestiário após posar para a foto com o troféu conquistado.
Esse ambiente de concentração tem uma justificativa: “quinta-feira é a grande decisão”. Foi o recado dado pelo presidente do Inter, Vitorio Piffero, pedindo o comparecimento em massa da torcida ao Beira-Rio para o jogo diante do Deportivo Quito.
Afinal, antes de ir em busca de seu 40º título gaúcho (o Grêmio tem 35), o terceiro consecutivo, o Colorado tem mais um compromisso fundamental para as suas pretensões em 2010. Em busca da classificação às oitavas de final da Libertadores da América, o time precisa de uma vitória para garantir o primeiro lugar da chave e não depender de resultados paralelos para avançar naquela que é a principal competição da temporada.
O que não é possível negar é que a vitória da forma como aconteceu diante do Pelotas ajuda na preparação para o confronto. “Sabemos que houve erros e que não é possível errar assim jogando dentro de casa. Mas o resultado nos dá mais confiança”, disse o atacante Edu.
Admitindo os erros e destacando que “seria melhor que eles não tivessem ocorridos”, o técnico Jorge Fossati disse que já tem na cabeça o time que mandará a campo diante dos equatorianos e pouco quis falar sobre o enfrentamento com o Grêmio. O vice-presidente de futebol Fernando Carvalho também preferiu não antecipar os fatos e destacou que “Grenal é assunto para sexta-feira”.

Clássicos serão nos próximos dois domingos

Os Grenais que decidirão o campeão gaúcho de 2010 ocorrerão nos próximos dois domingos. No dia 25, será realizado o clássico no estádio Beira-Rio e no dia 2 de maio, no Olímpico. O Tricolor tem a vantagem de jogar a segunda partida em casa, pois teve melhor campanha somando as fases iniciais das taças Fernando Carvalho e Fábio Koff.
Ocorrendo empate em pontos ganhos ao término do segundo jogo, será campeão aquele com o maior saldo de gols simples. Persistindo a igualdade, a taça ficará com o time que tiver marcado mais gols na casa adversária. Caso ainda seja necessário, haverá cobranças de pênaltis.
Grêmio e Inter não fazem a decisão do Estadual desde 2006. Na ocasião, o título ficou com os gremistas após dois empates: 0 a 0 no Olímpico e 1 a 1 no Beira-Rio.