Orla do Guaíba é o destino preferido dos porto-alegrenses

Jornal do Comércio realizou uma pesquisa entre seus leitores para eleger o ponto mais alegre da cidade

Por Mauro Belo Schneider

Pelo segundo ano seguido, público escolheu área revitalizada como lugar preferido; espaço ganhou a maior pista de skate da América Latina e mais ambientes de lazer e esportivos
A cidade de Porto Alegre tem se desenvolvido por diversos lados. O 4º Distrito virou referência em inovação, a Zona Norte incrementa cada vez mais o comércio, a Zona Leste vai sendo ocupada por novos condomínios e o Centro Histórico passa por modernização. Mas quando se trata do local para curtir um momento de lazer, os moradores optam pela orla, em direção à Zona Sul, agora revitalizada.
Essa informação foi apurada por uma pesquisa desenvolvida pelo Jornal do Comércio entre os dias 14 e 18 de março para celebrar os 250 anos da Capital. Os leitores e leitoras foram convidados a responder a seguinte pergunta: "qual o teu lugar alegre em Porto Alegre?". É o segundo ano que o JC promove o levantamento - em ambos, a população escolheu a orla do Guaíba como local favorito.
Em outubro de 2021, a prefeitura entregou o trecho 3 da orla, que fica na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), com 1,6 quilômetro de extensão, entre a foz do Arroio Dilúvio e o Parque Gigante do Inter. O espaço conta com 29 quadras e estruturas de apoio à prática de esportes, arquibancadas, pista de caminhada, vestiário, ciclovia, estacionamento para 150 veículos, três opções de bares e a maior pista de skate da América Latina.
Foram investidos R$ 53,4 milhões na execução da revitalização do complexo, que faz parte do embelezamento da região projetado pelo arquiteto e urbanista Jaime Lerner. Em 2018, o trecho 1 (da Usina do Gasômetro até a Rótula das Cuias) já havia sido concluído. O 2 (da Rótula das Cuias até o Anfiteatro Pôr-do-Sol) segue em processo de licitação. Anteriormente, estava prevista uma roda gigante - anunciada agora no Parque da Harmonia -, mas o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, fala em substituir o plano para o local por uma marina. "O certo é que nosso governo dará uma resposta sobre o que iremos fazer", garante.
Para Melo, a orla representa um ativo grandioso. "A cidade nasceu com o rio e, por muitos anos, quase até seus 250 anos, deu as costas para ele. Hoje, há uma conscientização da população e dos gestores sobre a necessidade do encontro com o Guaíba. Esse é um projeto de cidade. Cada prefeito, o José Fortunati, o Nelson Marchezan, eu, está fazendo sua parte", entende. O futuro do município, conforme o prefeito, passa pela revitalização da orla, que deve seguir por Ipanema, Belém Novo e Lami. "É um caminho sem volta", afirma.

Havia demanda represada dos cidadãos

A diretora da orla, Andréa Rotunno, que é servidora pública da prefeitura de Porto Alegre, percebe que o cidadão precisava da revitalização do local, com espaço para fazer exercícios físicos, ver o pôr-do-sol e tomar um chimarrão. "Nesses dois anos de pandemia, estava todo mundo represado. Aqui, a pessoa vem e sorri", expõe.
Segundo ela, o porto-alegrense cuida da estrutura e soube se adaptar à tecnologia instalada. Para fazer a reserva das quadras, mantidas pelo Hospital Mãe de Deus, é preciso acessar o site da prefeitura (que pode ser copiado através dos QR Codes das grades) ou ligar para o número 156. O hábito tem sido incorporado pelos moradores, conforme Andrea.
"Isso é uma rotina que está funcionando. Às vezes, ficam horários vagos, então o pessoal que está aqui pode usar", explica. A servidora calcula que as quadras sejam usufruídas quase 18 horas por dia.

Para desopilar na hora do almoço

Ricardo Hermann Pimentel Júnior, que mora em Charqueadas, mas trabalha em Porto Alegre, utiliza a pista de skate da orla diariamente na hora do almoço. O supervisor de vendas e gerente de compras da Panambra praticava o esporte há alguns anos e retomou após a inauguração da revitalização do trecho 3.
A estrutura foi, para ele, um estímulo para "voltar a se mexer". "Quem vem num horário cedo, vê gurizada aprendendo a andar de skate e, em outros momentos, profissionais", diz, apontando para Luan de Oliveira, um dos melhores skatistas do mundo e que foi o melhor do Brasil na modalidade street.
Ricardo acredita que a orla é um local que agrega à vida das pessoas que praticam esportes e à cidade como um todo. "Traz mais movimento, turismo, só tende a crescer", prevê.

A academia do médico

O médico Bruno Ribeiro Bossardi frequenta a orla do Guaíba por dois motivos: correr e ver o pôr-do-sol. Natural de Caxias do Sul, mudou-se para Porto Alegre antes da revitalização, então, ao chegar à cidade, o destino não era um atrativo. Agora, no entanto, é sua academia a céu aberto.
"Essa região dá um ar de natureza no meio da cidade. Eu aproveito", comenta o morador do bairro Praia de Belas, citando que se sente seguro por ali.
Bruno relata que já teve sobrepeso e, por isso, a prática de exercícios é algo que ele não abre mão. Acrescenta, inclusive, que sua disposição e o sono mudam após uma corrida. "Ter um espaço para fazer exercício é algo muito positivo dentro de uma metrópole", avalia.

Um local para recomeçar

Andrea da Matta, que trabalha há dois meses como gerente num dos bares da orla, o Sheik Burger, está vivendo uma nova experiência perante o Guaíba. Após fechar o negócio que mantinha no bairro Cidade Baixa, o Zitas Tap House, durante a pandemia, o contato com as pessoas de diversos locais, até estrangeiros, lhe faz bem.
"É difícil empreender neste País. Os pequenos não têm o mesmo apoio dos comércios grandes. Com certeza, não quero mais ter meu próprio negócio", admite.
Ela observa que, pela manhã, os frequentadores gostam de fazer exercícios físicos, à tarde há mais crianças e, na medida que vai caindo o dia, chegam as pessoas que querem curtir a noite. "O pessoal gosta de sucos naturais, água, chope e aperitivos", lista.