Plataforma gaúcha busca agilizar compras de materiais

A PainelConstru apresenta aos usuários oportunidades de fornecedores de produtos industriais de construção que melhor se encaixam nas demandas de cada projeto

Por Bolívar Cavalar

A startup surgiu a partir de uma demanda de outra empresa de Igor Daudt durante a pandemia de Covid-19, que precisava de velocidade na busca de itens
Na construção civil, é comum que os períodos de compra de materiais e orçamentação de projetos sejam ainda mais longos do que a própria realização das obras. A fim de agilizar esses processos, o empresário Igor Daudt lançou a Startup PainelConstru, uma plataforma de marketplace que busca apresentar aos construtores as melhores oportunidades para compra de produtos de fornecedoras.
Daudt avalia que há três fatores de preocupação para as compras de produtos de obras. São eles: o tempo, a logística e o preço dos materiais. Assim, a PainelConstru apresenta aos usuários oportunidades de fornecedores de produtos industriais de construção que melhor se encaixam nas demandas de cada projeto.
O empresário ainda afirma que os construtores tendem a preferir compras que levem menos tempo e tenham a logística facilitada para entrega dos materiais.
A questão do preço dos produtos fica, de acordo com Daudt, em segundo plano. Isso ocorre em razão de que o custo de deixar uma obra parada impacta mais no orçamento do serviço do que propriamente os valores dos materiais.
A plataforma é um marketplace que conecta fornecedores de materiais a construtores. Nela, os compradores têm acesso às melhores opções de venda de produtos disponíveis no mercado. O site da PainelConstru é atualizado frequentemente, apresentando as novas ofertas e promoções disponibilizadas pelas empresas fornecedoras.
Segundo Daudt, a startup ainda observa certo receio de alguns fornecedores a aderirem ao mundo digital. Alguns empresários mais conservadores preferem manter seus projetos apenas no papel, e acabam por não disponibilizar seus produtos à PainelConstru. O empresário avalia, no entanto, que esta é uma minoria no mercado - de acordo com ele, apenas 10% dos fornecedores contatados recusam integrar a plataforma.
Consolidando-se cada vez mais no mercado brasileiro da construção civil, o próximo passo da PainelConstru é a internacionalização da marca. Após cogitar vender produtos chineses para outros países, Daudt avaliou que, com a moeda brasileira desvalorizada, os materiais da indústria brasileira se tornam atrativos para o mercado imobiliário da América Latina. Uma das razões é justamente o tempo e a logística para a entrega, que são mitigados pela distância menor entre o Brasil e estes países, em comparação com a China.
O acesso à plataforma da PainelConstru é gratuito e tem oportunidades de cashback para os compradores. Ainda há três opções premium que oferecem serviços mais customizados, com mensalidades que variam entre R$ 99 e R$ 1.290.
Oficializada em 2022, a startup PainelConstru surgiu a partir de uma demanda de outra empresa de Igor Daudt, a Daudt Engenharia. No início da pandemia de Covid-19, em 2020, a construtora foi contratada para realizar uma obra de ampliação de um hospital gaúcho.
Devido ao caráter emergencial em razão do colapso sanitário causado pelo vírus, a empresa desenvolveu um sistema interno para avaliar produtos para ter mais agilidade na orçamentação.
A partir disso, o empresário foi adaptando o modelo e, agora, a plataforma ganhou vida própria. O painel foi sendo aperfeiçoado com o tempo, até deixar de ser um serviço exclusivo da Daudt Engenharia e passar a ser uma ferramenta para outras construtoras. Reconhecida oficialmente como startup no ano passado, a PainelConstru conta hoje com projetos em 19 estados brasileiros e quatro países da América Latina.