A CDL POA assumiu nos últimos anos a função de catalisadora de soluções voltadas a uma nova economia, reforçando seu papel estratégico na transformação do varejo. Ao investir de forma consistente em tecnologia, inteligência de dados e práticas sustentáveis, a entidade firma pontes entre o empreendedor e o ecossistema de inovação dentro e fora do Rio Grande do Sul.
Entendendo a inovação como motor do desenvolvimento, várias ações foram tomando forma, desde a participação em missões internacionais até se envolver diretamente com iniciativas como o Pacto Alegre. Além disso, é uma das fundadoras do Instituto Caldeira, ambiente colaborativo que conecta as principais empresas gaúchas em prol da inovação. Avanços no campo da sustentabilidade se juntam ao rol de diferenciais competitivos.
Papel institucional e estratégico no Instituto Caldeira
Hub instalado em um complexo no 4º Distrito foi fundado por 42 grandes empresas
Instituto Caldeira/DIVULGAÇÃO/JCA CDL POA é sócia-fundadora do Instituto Caldeira, um dos maiores hubs de inovação do Sul do País, e mantém um espaço próprio no local desde maio de 2021. Foi uma das primeiras instituições que aderiram à iniciativa, a fim de fomentar soluções inovadoras voltadas ao varejo e ao comércio local. Assim, a CDL POA atua como facilitadora de conexão entre startups e o setor.
Sem fins lucrativos, o hub instalado em um complexo no 4º Distrito foi fundado por 42 grandes empresas — como Gerdau, Lojas Renner, Grupo Zaffari, Grendene, Agibank, Sicredi, Grupo Meta, Banrisul, Banco Topazio, entre outras. Conta com mais de 20 salas de reunião, 4 auditórios e 120 estações de coworking para os membros. Lá são promovidos bate-papos e webinars, compartilhados conteúdos sobre transformação digital, cultura de inovação, IA nos negócios, tendências de mercado, entre outros temas com efetiva aplicação por lideranças do comércio.
As startups da comunidade atraíram milhões de reais em aportes. Entre os programas desenvolvidos, o Conecta Caldeira é ideal para varejistas que buscam inovação com parceiros externos. Nos programas de aceleração, muitas startups focam em fintechs, logística, e-commerce e economia digital — áreas cujo desenvolvimento significa diferencial competitivo no comércio.
Na oficialização do espaço CDL dentro do instituto, o presidente da entidade, Irio Piva, associou o instituto a um futuro promissor para o setor. Segundo ele, a integração com um hub de inovação se alinha ao propósito da CDL POA de ser e oferecer soluções inovadoras a associados e parceiros. "Representa o aprendizado constante e a oportunidade de troca de experiências e conhecimentos com um grande número de pessoas e empresas", ressaltou. Entusiasta do projeto, Alcides Debus, que esteve à frente da CDL POA entre os anos de 2016 e 2019, destacou a relevância desta iniciativa. "É um orgulho muito grande ver o Instituto Caldeira pronto e preparado para transformar a economia e fomentar a inovação em nosso Estado", afirmou na ocasião.
Quatro anos depois de sua abertura, o hub avança em sua internacionalização por meio de acordos de cooperação com entidades estrangeiras, missões empresariais e programas que conectam startups brasileiras a mercados estratégicos do mundo, como Estados Unidos, Canadá, Israel, Portugal, Uruguai e Suécia. A Argentina e a França também estão no radar.
Universo Caldeira
- O Instituto ocupa 55 mil m²
- 520 empresas, startups e instituições
- 130 escritórios
- 9 programas de aceleração permanentes
- Mais de 1.100 atividades realizadas desde a inauguração
- 310 startups aceleradas
- Mais de 700 mil pessoas já passaram pelo hub
- Mais de 16 mil alunos da rede pública já foram sensibilizados pelos programas
- 450 alunos formados no Geração Caldeira
Ensino de qualidade para o varejo
Faculdade do Comércio do Rio Grande do Sul é reconhecida com nota máxima pelo MEC
CDL POA/Divulgação/JCInstituição recredenciada pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima — cinco estrelas — em novembro passado, a Faculdade do Comércio do Rio Grande do Sul (FAC-RS) é uma das mais bem-sucedidas ações da CDL POA.
Criada em parceria com a Faculdade do Comércio de São Paulo (FAC-SP), mantida pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pela Facesp, a FAC-RS iniciou suas atividades em 12 de julho de 2023, com apenas 40 alunos entre graduação e pós-graduação. Desde então, o crescimento é expressivo: atualmente, são mais de 300 estudantes no Estado, uma alta de mais de 600%.
Com cursos ofertados na modalidade EAD e polos presenciais em 14 cidades gaúchas, a FAC-RS garante acesso à educação de qualidade em municípios como Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Lajeado e Santa Cruz do Sul, além de Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande, Santo Ângelo, Cachoeira do Sul, Venâncio Aires, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Bagé, Frederico Westphalen, Charqueadas, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Em outubro de 2023, a abertura de polos em Santa Cruz do Sul e Camaquã, em parceria com o Sindilojas Vale do Rio Pardo e a ACIC, reforçou a estratégia de interiorização.
Para o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, a instituição tem um papel transformador no cenário do varejo gaúcho: "Com foco no desenvolvimento de competências reais, a FAC-RS reafirma seu compromisso com a empregabilidade e a formação de profissionais preparados para transformar suas carreiras".
Fonte de conhecimento prático
O tripé moda, inovação e negócios recebe especial atenção dentro da CDL POA. Com o propósito de apoiar e inspirar lojistas, o Moda Pelo RS é uma parceria com a estilista e influenciadora Joy Alano, criadora do Provador Fashion e idealizadora do projeto. O evento oferece um dia inteiro de qualificação ao setor. Com curadoria abrangente e foco em conteúdo prático e aplicável no cotidiano, o projeto reúne especialistas para compartilhar conhecimento prático, insights e ferramentas essenciais a quem deseja desenvolver seu negócio. Diferentes "dores" do setor estão sempre na pauta. Tornou-se, assim, um movimento de qualificação e transformação para o varejo de moda gaúcho.
A primeira edição, realizada em 3 de outubro de 2024, reuniu cerca de 700 participantes. Em um contexto de reconstrução após a crise climática que afetou o Estado, o evento debateu operações de negócios no varejo de moda, tendências e estratégias de branding e comunicação. Foram nove horas de palestras e painéis.
Em junho de 2025, o Moda Pelo RS retornou para sua segunda edição. Entre os palestrantes, estavam Silvia Belluzzo, diretora de Marketing do TikTok América Latina, Jorge Grimberg, escritor e mentor de criativos, Isabela Bez, especialista em previsões de tendência da START by WGSN, e Paulo Selani, escritor e especialista em visual merchandising.
Ponte entre o global e o local
Entidade integrou missão à NRF, em Nova York, e fez evento pós-feira
JOão Alves/CDLPOA/Divulgação/JCApresentar ao varejo gaúcho as principais tendências discutidas na NRF Retail's Big Show, maior feira do setor no mundo, é um compromisso consolidado da CDL POA. Este ano, a entidade integrou a comitiva de empresários liderada pelo Sebrae RS, participando das imersões e debates promovidos na NRF, realizada entre 12 e 14 de janeiro em Nova York.
Ao retornar, a CDL POA reuniu mais de 500 pessoas no Vista Pontal, na Capital, para compartilhar os insights adquiridos. Um dado de destaque: 64% dos presentes participaram pela primeira vez de um evento promovido pela entidade.
Durante o encontro, foram apresentadas as tendências que vão orientar o varejo daqui para frente, abordando temas como inovação tecnológica, comportamento do consumidor e novos formatos de negócios. Todo o conteúdo foi disponibilizado em material exclusivo para download no site da entidade.
Dividir com o público interessado o conhecimento adquirido em Nova York é uma das iniciativas mais longevas da CDL Porto Alegre. Desde 2018, quando promoveu o Zoom Pós-NRF, a entidade realiza eventos para compartilhar experiências e inovações apresentadas na feira. Em 2023, a CDL POA completou 17 anos consecutivos de participação na NRF.
Com o Pós-NRF 2025, a CDL Porto Alegre reafirma seu papel de protagonista no fomento à inovação e à competitividade do varejo no Rio Grande do Sul.
Ciclo virtuoso
Espaços revitalizados atraem mais moradores, turistas e consumidores, o que gera maior circulação nas ruas e, consequentemente, mais oportunidades de venda para o comércio local. A adoção pela CDL POA da Praça Osvaldo Cruz por meio de parceria público-privada com a prefeitura é um exemplo prático do quanto a entidade acredita nessa estratégia.
Há três anos, a CDL POA promove melhorias na praça, localizada no Centro Histórico — região que carrega um grande simbolismo para o comércio — , entre as ruas Voluntários da Pátria, Pinto Bandeira, Chaves Barcelos e Comendador Manoel Pereira. É uma área caracterizada pela concentração de pequenos e médios empresários, especialmente de vestuário. Um espaço mais atrativo incentiva empreendedores a abrir novos estabelecimentos, diversificando a oferta de produtos e serviços e criando um ecossistema comercial mais dinâmico.
No ano passado, os reparos constantes ganharam esforço extra, após a maior enchente do Estado que levou a água a alcançar a altura de 1,6 metro na praça. Placas com informações das cheias históricas de 1941 e 2024 estão lá desde então, associando a adoção do local à preservação da memória do comércio porto-alegrense.
O aniversário da adoção sempre é celebrado pela entidade, como um marco das ações catalisadoras de aprimoramento urbano na cidade. Entre as melhorias realizadas pela entidade, estão a reposição das pedras portuguesas originais, a recolocação de basalto, a instalação de decks que servem de bancos para os transeuntes, os canteiros ajardinados, as floreiras e as lixeiras, bem como postes de iluminação fotovoltaica e bicicletário. Revitalizações urbanas criam um ciclo virtuoso: atraem mais pessoas, fortalecem a economia local, geram empregos e ampliam a competitividade dos pequenos comerciantes.
Um ótimo lugar para se estar
Caderno CDL 65 ANOS. Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre - CDL POA
TÂNIA MEINERZ/JCEm 2022, a CDL Porto Alegre conquistou o selo Great Place to Work (GPTW), sendo reconhecida como uma excelente instituição para trabalhar, graças às suas práticas exemplares de gestão de pessoas. O reconhecimento, concedido pela consultoria global GPTW, reforça que organizações com uma cultura baseada em confiança, desempenho elevado e incentivo à inovação alcançam melhores resultados. Obter essa certificação em um cenário pós-pandemia foi considerado pela entidade um feito significativo.
A CDL POA participa, a cada dois anos, da pesquisa de clima organizacional, com o propósito de avaliar e compreender a percepção de seus mais de 170 colaboradores sobre aspectos como ambiente interno, cultura, liderança e engajamento. "Empresas que cultivam sentimentos positivos, onde as pessoas sentem orgulho e confiam na liderança, tendem a prosperar e a obter resultados superiores", afirmou o presidente Irio Piva na ocasião.
O Great Place to Work Brasil é reconhecido mundialmente como a única consultoria dedicada a pesquisas, consultoria e capacitação voltadas à criação de ambientes de trabalho excepcionais. Presente em 100 países, a organização analisa anualmente mais de 7 mil empresas, impactando cerca de 12 milhões de trabalhadores.
Impacto multiplicador
A implementação de práticas em ESG comprovam que a CDL POA se posiciona como agente de transformação social, não apenas representante comercial. As ações nos âmbitos ambiental, social e de governança são essenciais para criar e manter uma boa reputação. Em um ambiente competitivo, não evoluir significa perder relevância. Comprometida com diretrizes de ESG, a entidade passa a ser um exemplo para seus associados.
As bases desse posicionamento estão na fundação da entidade, que buscou estabelecer um estatuto e um código de ética desde os primeiros passos. Com o tempo, evoluiu para um programa de integridade, que recebeu uma revisão consistente a partir de 2023.
"O objetivo do Programa de Integridade é ter um conjunto de diretrizes e práticas que pudessem prevenir alguma situação de fraude, corrupção, lavagem de dinheiro, vantagens indevidas e qualquer prática ilegal que estivesse em desacordo com o nosso código de ética", explica Virgínia Menezes, gestora do setor Jurídico & Governança Corporativa da CDL POA. Recentemente, a entidade criou a figura dos embaixadores: são 13 colaboradores que disseminam a cultura ética nas diferentes áreas. "Então, o funcionário que tem mais dificuldade ou vergonha de vir no compliance fazer uma pergunta, tem o embaixador da área com o qual pode conversar", explica Virgínia. Há 24 anos na entidade, a gestora afirma que ações para uma melhor governança sempre foram uma preocupação genuína.
A CDL POA promove diversas iniciativas. As principais são:
AMBIENTAL
- Aboliu o uso de material plástico em copos e xícaras através da Campanha Eco?Lógico! em julho 2023.
- Gestão da água visando racionalizar o consumo e evitar desperdícios (torneiras temporizadas).
- Reciclagem e reaproveitamento de resíduos (parceria com a associação ATUT há 15 anos que recolhem mais de 150 kg semanais de resíduos).
- Uso de energia elétrica proveniente de fonte limpa (compra de energia do mercado livre de fontes renováveis).
- Adoção da Praça Osvaldo Cruz.
- Home office semanal para reduzir poluição.
SOCIAL
- Liquida POA (campanha de mobilização para o aquecimento da economia local).
- Campanha de renegociação de dívidas da população (R$ 8.165.122 enviados para renegociação em 2024).
- Curso de Educação Financeira gratuito e aberto ao público (impacto direto e indireto em mais de 1,5 mil pessoas).
- Programa Crescer, subsídio estudantil para colaboradores. São 33 ciclos em 17 anos (2 ciclos por ano) e cada ciclo contempla uma média de 15 pessoas.
- Inclusão de trabalhadores com deficiência.
- Gênero em cargos de liderança: 53% mulheres e 47% homens.
GOVERNANÇA
- Programa de Integridade, contemplando Código de Conduta e Ética, Políticas de Integridade e Canal de Ética.
- Política de Gestão de Terceiros/Avaliação de Fornecedores.
- Atuação de auditoria interna e externa.
- Política de Proteção de Dados
- Política institucional de Gerenciamento de Riscos, que auxilia na tomada decisões , a fim de proteger ativos e recursos, minimizar ameaças e aproveitar oportunidades de forma mais eficaz.
Os 4 pilares do Programa de Integridade
- Código de Ética e Conduta: tem treinamento obrigatório de 30 dias para novos funcionários.
- Políticas Institucionais: incluem anticorrupção, brindes e presentes, conflito de interesses, relacionamento com poder público, canal de ética, entre outras.
- Canal de Ética: administrado por empresa independente, com atendimento 24/7, permitindo denúncias anônimas.
- Gestão de Risco: análise de riscos operacionais e planos de continuidade.