ONS indica novas licitações de subestações de energia no RS

Complexos estão previstos para serem construídos em Ivoti e São Sebastião do Caí

Por Jefferson Klein

Subestação da CEEE (foto antiga)
Para o segundo semestre deste ano, a perspectiva é que sejam licitadas duas novas subestações de energia no Rio Grande do Sul: Ivoti 2 e São Sebastião do Caí 2, assim como linhas de transmissão associadas a esses empreendimentos. Os complexos agregarão maior confiabilidade no atendimento às cargas elétricas da região do Vale dos Sinos.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

EPE concluirá trabalho sobre potencial de geração no Estado em junho

Está prevista para junho deste ano a finalização do “Estudo prospectivo do potencial de geração no RS e atendimento à região Sul do Estado”. A iniciativa está sendo conduzida pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e tem como meta propor soluções estruturais de transmissão que permitam suprir o crescimento da demanda e garantir a confiabilidade do sistema elétrico da região Sul gaúcha.
O consultor técnico da diretoria de Estudo de Energia Elétrica da EPE, Daniel José Tavares de Souza, acrescenta que, além do atendimento à carga das distribuidoras locais, o levantamento também tem como objetivo avaliar as condições do sistema com relação à capacidade de escoamento do potencial de geração eólica mapeado para a região. Ele frisa que, quanto à capacidade de escoamento de geração potencial eólica, a EPE vem realizando um mapeamento com os empreendedores do setor e com o Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS), no sentido de acompanhar os processos de conexão e contratação de novas plantas eólicas, assim como visualizar a evolução e grau de maturidade dos projetos.