Polo de saúde de Passo Fundo é referência no Sul do Brasil

Cidade do Norte do Estado recebe pacientes de outras localidades

Por Eduardo Torres

Ilário De David, Superintendente do Hospital São Vicente de Paulo. Passo Fundo. Mapa Econômico do RS. Regiões Norte, Noroeste e Missões. 90 anos Jornal do Comércio.
De Passo Fundo
Está em Passo Fundo o terceiro maior polo de saúde do Sul do Brasil, atrás somente de Porto Alegre e Curitiba (PR). O setor, que garante não apenas o desenvolvimento das estruturas de atendimento à população, é responsável pela alta demanda de serviços em todo o município e na região.

“A cidade é projetada nacionalmente e tem se tornado um local de atração para o que há de mais tecnológico no setor de saúde. É um complexo que movimenta todos os outros players da economia, que precisam acompanhar esta demanda e são reforçados por ela”, explica o diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Hospital São Vicente de Paulo, Júlio César de Bem.

A diretoria do hospital que, com 4 mil funcionários, é o maior empregador de Passo Fundo, participou do painel promovido pelo Jornal do Comércio no Parque Tecnológico da UPF, nesta quarta-feira, 13 de setembro. Foi o terceiro evento regional da série Mapa Econômico do RS.

Para que se tenha ideia da importância que o setor de saúde tem na economia regional, somente em 2022, o hospital, que é o maior do Interior do Estado e um dos oito hospitais e pronto socorros, além de 674 consultórios médicos instalados em Passo Fundo, internou pessoas naturais de 597 municípios. A cada ano, são formados 300 novos médicos na cidade.

Referência regional, incluindo o Oeste catarinense, em setores como cardiologia, neurocirurgia e transplantes de rins, fígado e córnea, e oncologia – inclusive com o segundo maior centro de oncologia infanto-juvenil do Estado, com pelo menos 100 crianças em tratamento mensalmente –, o Hospital São Vicente de Paulo, criado em 1918 para enfrentar a gripe espanhola, opera hoje dois robôs cirúrgicos, com um terceiro já em tratativas para ser adquirido de uma fabricante francesa. 

"Ninguém se torna referência em saúde da noite para o dia. É resultado de investimentos e de parcerias de longa data, valorizando essencialmente a qualidade dos recursos humanos especializados em saúde que conquistamos aqui", aponta o superintendente executivo do hospital, Ilário de David.