Comitiva gaúcha participa de feira internacional de games na Alemanha

O Brasil é o país homenageado do evento, devido ao crescimento da indústria nacional de desenvolvimento de jogos

Por Maria Welter

Gamescom 2023 - jogos - games - comitiva gaúcha
O Rio Grande do Sul participa da feira anual de jogos eletrônicos Gamescom, realizada em Colônia, na Alemanha, entre 23 e 27 de agosto. A comitiva do Estado conta com 14 empresas e o estande gaúcho teve o incentivo coletivo de R$ 70 mil.
O Brasil é o homenageado deste ano da feira, devido ao crescimento da indústria nacional de desenvolvimento de jogos. O país é o maior mercado consumidor de games da América Latina e o décimo em âmbito mundial.
RS tem se destacado no cenário nacional de games: é o terceiro com maior número de estúdios desenvolvedores de games – atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro – e o segundo com o maior faturamento do setor no Brasil, segundo pesquisa da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil).
As empresas que estão presentes no estande gaúcho são: Aoca Game Lab-RS (Porto Alegre), Beta 2 Games (Rio Grande), Canvas Ink Games (Porto Alegre), Clap Clap Games (Porto Alegre), Druzina Content (Porto Alegre), Epopeia Games (Porto Alegre), Hammer95 (Estrela), Hermit Crab (Caçapava do Sul), Hyper Drive Studio (Porto Alegre), Izyplay Game Studio (Pelotas), Kreativitas (Esteio), Mr. Dev Studio (Gramado), Radioativa Produtora (Porto Alegre) e Sonora Games (São Francisco de Paula).
Quem também está presente no evento é Astrid Schünemann, assessora do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec/RS). "O pessoal do Rio Grande do Sul, e também das outras empresas do Brasil, estão com uma reunião atrás da outra e com fila de espera, o que evidencia que o networking é muito forte. Os representantes de empresas gaúchas dizem que as negociações estão mais fortes e devem continuar após a feira", comenta Astrid.
A última participação do Rio Grande do Sul em feiras de games foi na 11ª edição do Best International Games Festival, em São Paulo, quando as seis empresas que estavam no estande coletivo do Estado