{{channel}}
Expansão dos mercados de proximidade atrai novas redes
Carrefour lançou durante a ABF Franchising Expo a franquia do Carrefour Express
Luciane Medeiros, de São Paulo
Uma tendência nos dias atuais, os mercados de proximidade atraem não só pequenos negócios como grandes redes. O exemplo mais recente é o Carrefour, que apresentou na semana passada durante a Microfranquias têm novo teto de investimento inicial e são opção para começar a empreender
A Honest Market Brasil, fundada em 2020, teve um aumento de mais de 400% no faturamento e no número de lojas no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2022. “Esse número reforça a questão do segmento porque algumas pessoas achavam que seria uma coisa passageira. E justamente pelo contrário, a gente tem cada vez mais que fazer adaptações e novos prédios já estão surgindo com espaço dedicado para os mercados autônomos, o que mostra que veio para ficar e a gente não vai embora tão cedo”, afirma Ana Paula Moraes, diretora geral da empresa.
Além de condomínios residenciais e empresas, as lojas da Honest Market Brasil podem ser montadas em ambientes corporativos, academias e aeroportos. As unidades têm investimento inicial em torno de R$ 35 mil, já dividido entre taxa de franquia e abertura da primeira loja, estimada para um condomínio de 150 apartamentos. O payback acontece entre 10 a 12 meses, podendo em alguns casos ocorrer em prazo menor devido ao maior faturamento.
Ana Paula explica que, ao investir em uma franquia de minimercado 100% autônomo, o primeiro grande papel do franqueado é a responsabilidade da abordagem para entrar em contato com o síndico, administradoras e empresas de facilities que vão ajudar a encontrar o ponto de venda. Posteriormente, será preciso fazer o gerenciamento da loja, a compra dos produtos e a comunicação junto dos moradores ou funcionários que vão usufruir do mercado autônomo.
A Honest Market Brasil está chegando a 200 unidades no País. “É legal ver esse modelo de negócios saindo do condomínio residencial, que tomou muita força por causa da pandemia, mas crescendo mais agora com a retomada dos escritórios. Temos aberto cada vez mais pontos de vendas e também há casos de franqueados saindo da primeira para a segunda ou terceira loja, alguns com mais de 10”, conta Ana Paula.
No Rio Grande do Sul, a Honest Market Brasil tem operações em Porto Alegre em condomínios residenciais, e projetos para mercados autônomos da marca em empresas. Para mostrar os diferenciais das unidades, a rede levou para a ABF Franchising Expo, feira de franquias que ocorreu na semana passada em São Paulo, um óculos 3D. Além de ver um modelo do mercado no estande da empresa, os visitantes puderam conferir com a ajuda da tecnologia como são os pontos de venda da rede.