Petrobras avalia investimento de US$ 250 milhões na Refap

Aporte será feito na modernização da unidade e qualificação de produtos

Por Jefferson Klein

Presidente da estatal, Jean Paul Prates, e outros executivos da empresa estiveram nesta sexta-feira (26) no Estado
Além de garantir que aEstaleiros gaúchos poderão servir de base de apoio para indústria eólica offshore

Parlamentares lançam frente em defesa da indústria naval brasileira e comissão especial pela retomada do polo de Rio Grande

Na próxima segunda-feira (29), na cidade do Rio Grande, serão lançados dois movimentos políticos para reforçar a importância da retomada da indústria naval no Brasil. Com a presença do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, serão lançadas a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval Brasileira da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado estadual Miguel Rossetto (PT), além da Comissão Especial pela Retomada do Polo Naval da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Rovam Castro (PT). O deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT) fará o anúncio do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval na Câmara Federal na segunda quinzena de junho.
As frentes parlamentares terão o papel de propor e apoiar iniciativas públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento e expansão do setor, fortalecendo o conteúdo local, a produção de ciência e tecnologia e demais ações que recoloquem o país nos trilhos das grandes nações que controlam a logística do seu comércio nacional e internacional.
Para Lindenmeyer, “é urgente ampliarmos os investimentos públicos e privados nesse setor econômico que possui o potencial de gerar centenas de milhares de novos empregos, diretos e indiretos, principalmente em outras atividades industriais”. O deputado acredita que o fortalecimento da indústria naval brasileira deve estar no centro de uma política de reindustrialização do País.
Já Rossetto defende que “é preciso recuperar o polo naval como base para a reindustrialização do Rio Grande do Sul. As instalações estão prontas, temos trabalhadores qualificados e a demanda existe a partir da Petrobras. Precisamos de políticas públicas e, com o governo Lula, há uma oportunidade reaberta. O Rio Grande do Sul deve aproveitar e entrar de forma decidida para gerar os empregos de qualidade que precisamos”.
Já o presidente da Comissão Especial, vereador Rovam, lembra que na época do Polo Naval, em Rio Grande e São José do Norte, “tínhamos um Estado em desenvolvimento, com novas empresas, trabalho e renda. Isso tudo foi descartado pelo governo anterior, e agora temos a oportunidade de retomar essas iniciativas para alavancar novamente a nossa economia e o bem-estar do nosso povo”.