Para Celso Athayde, sociedade brasileira precisa dividir riqueza com as favelas

Celso Athayde, Gabriela Comazzetto e Zé Mario Sperry participaram do South Summit Next Gen, evento paralelo ao South Summit Brasil 2023.

Por Cláudio Isaías

Porto Alegre, RS, 30/03/2023 - NextGen - Araújo Vianna com alunos das redes pública e privada de educação. Foto: Rodger Timm / PMPA. Celso Athayde
"A sociedade brasileira precisa dividir com as favelas brasileiras toda a riqueza que é produzida nesse País ou vamos continuar dividindo as consequências da miséria que a elite brasileira produziu até aqui". A análise foi feita pelo fundador da Central Única das Favelas (Cufa) e CEO do Favela Holding, Celso Athayde, que nesta quinta-feira (30), participou de uma palestra com alunos e professores da rede municipal de ensino de Porto Alegre, no auditório Araújo Vianna. "Favela não é carência. Favela é sinônimo de potência e cada um de nós precisa entender isso. Carência não serve pra nós. Ela serve para o poder branco", destacou. Para Athayde, que arrancou aplausos do público, o importante é que cada jovem das favelas tenha mais que o desejo de empreender. "O jovem precisa sim é ter o domínio da atividade que vai escolher", ressaltou. Athayde recebeu o prêmio do Fórum Econômico Mundial 2022 como Empreendedor de Impacto e Inovação, na cidade suíça de Davos.
O campeão brasileiro e mundial Zé Mário Sperry, faixa preta em jiu jitsu, abordou o trabalho que desenvolve como fundador de uma escola que ensina o esporte em diversas partes do mundo. Ele é economista e fundador e idealizador da Mário Sperry Jiu Jitsu - escola de jiu jitsu. O lutador dá aulas em Miami, nos Estados Unidos.