Ibovespa sobe e busca recuperar recentes quedas com commodities e bancos

Na segunda-feira, o Ibovespa fechou em queda de 0,27%, aos 111.737,28 pontos

Por Agência Estado

People pass by the headquarters of Sao Paulo's Stock Exchange (Bovespa) headquarters in downtown Sao Paulo, Brazil, on June 1, 2018. Petrobras' CEO Pedro Parente resigned on June 1 in the wake of a devastating truckers' strike over high fuel prices. / AFP PHOTO / Miguel SCHINCARIOL Caption
O Ibovespa ignora a queda das bolsas internacionais e sobe para a faixa dos 112 mil pontos nesta terça-feira (24) após dois pregões seguidos de baixa. Lá fora, os ativos reagem a PMIs com resultados divergentes na Europa, enquanto esperam a divulgação do mesmo indicador nos Estados Unidos, em meio a expectativas de moderação nos juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em fevereiro.
Apesar das incertezas fiscais, com a inflação e com a política monetária do Brasil, o índice Bovespa avança amparado principalmente por ações ligadas a commodities, ainda que o petróleo apresente instabilidade no exterior. Já o minério de ferro fechou em queda em Cingapura, enquanto em Dalian não há negociação por conta do feriado nesta semana na China.
Por aqui, o IPCA-15 de janeiro mais forte do que o esperado pelo mercado reforça cautela, ainda mais após a Petrobras reajustar o preço da gasolina em 7,5% a partir de amanhã. Se de um lado o aumento pode ser bom para o caixa da companhia, é ruim para a inflação. O índice de preços mostrou taxa de 0,55% ante mediana de 0,52% na pesquisa do Projeções Broadcast. Em dezembro, foi de 0,52%. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 5,87%, bem acima do teto da meta (4,75%).
"Isso tira um pouco o apetite por risco. Com inflação mais alta, o mercado entende que os juros ficarão elevados por mais tempo", avalia Gustavo Neves, especialista em renda variável da Blue3.
Na segunda-feira, a promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em voltar a ajudar países vizinhos por meio de financiamento do BNDES incomodou os mercados locais, bem como as dúvidas de credores da Americanas. Ao mesmo tempo, o ministro da Economia, Fernando Haddad, que acompanha Lula em viagem à Argentina, afirmou que o Banco do Brasil irá financiar exportações para o país vizinho com a emissão de cartas de crédito.O presidente prometeu elevar o comércio bilateral com o país vizinho a US$ 40 bilhões por ano.
O Ibovespa, por exemplo, fechou em queda de 0,27%, aos 111.737,28 pontos. Já às 11h22 desta terça, subia 0,83%, na máxima aos 1122.688,77 pontos. As ações da Petrobras avançavam acima de 1%, enquanto Vale ON cedia. Entre os bancos, Unit de Santander subia 2,50% e Itaú Unibanco, 2,77%, entre as maiores altas do setor.
As afirmações de Lula e de Haddad foram feitas logo após as criticas do chefe do Executivo à independência do Banco Central (BC) e ao regime de metas de inflação, destaca em nota o economista Silvio Campos Neto, da Tendências Consultoria.
"A viagem Lula à Argentina prossegue hoje e suas declarações seguem monitoradas, com capacidade de gerar novos períodos de volatilidade", estima o sócio da Tendências.