Construsul terá área ampliada para expositores em 2023

Volume de negócios na feira da construção civil deverá chegar a R$ 2,2 bilhões

Por Cláudio Isaias

Retomada da mostra levou mais de 35 mil visitantes aos pavilhões do Centro de Eventos da Fiergs
A 24ª Feira Internacional da Construção (Construsul) terá sua área ampliada para os expositores em 2023. A informação é do diretor da Sul Eventos, Paulo Richter, ao explicar que a intenção é aumentar a área onde estão localizadas o setor de lonas para que mais empresas possam participar. Além disso, a medida pretende facilitar a circulação de público durante os quatros dias do evento. Nesta sexta-feira (5), a edição de 2022 encerrou com mais de 35 mil visitantes e um volume de negócios que chegou a R$ 2,2 bilhões. O destaque em termos de venda ficou para os setores de ferramentas e revestimentos. O Centro de Eventos da Fiergs ficou novamente lotado no último dia da feira. Na abertura do evento, os expositores e o público assistiram a uma apresentação musical de Neto e Ernesto Fagundes.
Richter informou que já iniciou a comercialização dos espaços para a edição do próximo ano e que muitos dos 300 expositores que participaram em 2022 já confirmaram presença no evento de 2023. A feira será realizada de 1 a 4 de agosto no Centro de Eventos da Fiergs. Segundo Richter, o mercado da construção civil é fundamental para a sociedade.
"A retomada da Construsul criou um movimento positivo na aceleração dos negócios e das relações no setor", ressalta. Segundo ele, após um hiato de dois anos em função da pandemia da Covid-19, as pessoas e empresas se reconectaram através da feira, mostrando seus trabalhos e conhecendo inovações em diversos segmentos. Nos estandes dos dois setores, ferramentas e revestimentos, que fizeram mais negócios na feira, o movimento foi intenso nesta sexta-feira. O gerente nacional de ferramentas Hammer, Rafael Santos, destaca que o movimento no estande decorre do fato de que os produtos, mesmo em tempos de pandemia, são necessários no dia a dia, seja no ambiente home office ou profissional. 
O Sindicato das Indústrias da Construção de Novo Hamburgo (Sinduscon/NH) organizou um dos eventos paralelos da Construsul, o seminário de Inovação e Tecnologia na construção civil. Foram dois ciclos de palestras direcionadas à aplicação da tecnologia à realidade da construção. Na feira, foram realizados 90 horas de encontros, seminários e eventos paralelos.
De acordo com os organizadores, a maior parte dessas horas, além da circulação dos visitantes, ficou por conta das mais de 50 entidades apoiadoras. Entre os visitantes, estavam lojistas, construtores, órgãos de governo, engenheiros, arquitetos, incorporadores e outros profissionais atuantes na construção civil. A feira conta com a participação de indústrias de segmentos como argamassas, aditivos, selantes, impermeabilizantes, iluminação e elétrica. Além disso, a feira contou com estandes que mostraram fechaduras, ferragens, cadeados, churrasqueiras e lareiras, produtos para cozinhas e banheiros, ferramentas manuais e elétricas e máquinas e equipamentos para a construção civil.
Conforme Richter, a Construsul proporcionou o encontro entre expositores e visitantes de forma positiva, ao gerar aproximação, negócios e oportunidades, ampliando o conhecimento sobre produtos e serviços. Além de Porto Alegre, a feira recebeu caravanas vindas de cidades como Caxias do Sul, Flores da Cunha e Pelotas. A feira estimulou a aproximação entre indústria, entidades e profissionais do setor, no sentido de alavancar estratégias e oportunidades de qualificação da mão de obra. A feira contou ainda com espaços de integração e visitas técnicas, como a da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Blumenau e Região. Segundo o presidente da Associação, Eurides da Silva, a participação dos profissionais passou por realizar negociações diferenciadas com fornecedores e pela busca de novas empresas e fornecedores de material de construção.
Dados divulgados em junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil se elevou em 0,8% no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o trimestre anterior. Os dados do setor incluem a construção de edifícios, serviços especializados para a construção e obras de infraestrutura. A 24ª Feira Internacional da Construção - Construsul será realizada de 1º a 4 de agosto de 2023 no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, de terça a sexta-feira, das 13h às 21h.