Órgão regulador dos EUA diz que francesa Total manipulou mercado de gás natural

Por

A Comissão Regulatória de Energia dos EUA acusou a petroleira francesa Total de manipular o preço do gás natural no sul do país entre junho de 2009 e junho de 2012.

De acordo com um comunicado publicado hoje pela comissão, operadores da subsidiária da empresa em Houston, no Texas, conduziram durante os três anos um esquema em que operações no mercado físico foram feitas para mexer com os preços de forma que beneficiasse as posições relacionadas da Total em pelo menos 38 ocasiões.

As acusações são as mais recentes feitas pela comissão contra manipulação nos mercados de gás e energia dos EUA. Nos últimos anos, o órgão regulador abriu casos contra o JPMorgan Chase, o Barclays e o Deutsche Bank.

No mês passado, a BP foi considerada culpada por um esquema similar conduzido em 2008. Advogados da comissão pediram multas de quase US$ 50 milhões pelo abuso de mercado, embora análises tenham mostrado que a atividade rendeu para a companhia menos de US$ 250 mil. A BP nega qualquer ato irregular e apelou contra a decisão.

A comissão não deu detalhes sobre o valor que a Total pode ter obtido com o suposto esquema nem sobre a potencial penalidade que ela pode sofrer. A companhia não respondeu imediatamente a pedidos de comentários.