Vendas no varejo caem 1,0% em julho ante junho, aponta IBGE

Por

As vendas do comércio varejista restrito caíram 1,0% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira (16) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde uma queda de 1,90% até um recuo de 0,40%, e em linha com a mediana, negativa em 1,0%. A queda foi a mais intensa para o mês desde o início da série da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), em janeiro de 2000.

Na comparação com julho do ano passado, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram queda de 3,5% em julho deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam entre recuo de 4,70% e queda de 1,60%, com mediana negativa de 3,68%.

Até julho, as vendas do varejo restrito acumulam queda de 2,4% no ano e recuo de 1,0% nos últimos 12 meses.

Varejo ampliado sobe 0,6% em julho ante junho

As vendas do varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, subiram 0,6% em julho ante junho, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira, 16, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro do intervalo das estimativas colhidas pelo AE Projeções, que iam de queda de 1,10% até avanço de 1,00%, com mediana negativa em 0,25%.

Na comparação com julho do ano passado, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram queda de 6,8% em julho deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam entre queda de 8,80% e recuo de 4,25%, com mediana negativa de 7,75%.

Até julho, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam queda de 6,5% no ano e recuo de 4,9% nos últimos 12 meses.