Bolsa de Tóquio fecha em baixa com dólar fraco e balanços dos EUA

Por

A Bolsa de Tóquio fechou em forte queda nesta quarta-feira (22), interrompendo uma sequência de seis pregões de valorização, em meio à fraqueza do dólar ante o iene e após resultados trimestrais decepcionantes de grandes empresas de tecnologia dos EUA, como a Apple e a IBM.

O índice Nikkei, que reúne as empresas mais negociadas na capital do Japão, caiu 1,19%, a 20.593,67 pontos. O volume foi relativamente fraco, com as transações envolvendo menos de 2,2 bilhões de ações. O lucro mais fraco que o esperado da IBM e a fraca perspectiva de receita da Apple pressionaram o Nikkei, no qual empresas de tecnologia têm peso significativo.

Além disso, o dólar se enfraquecia a 123,64 ienes no encerramento do pregão em Tóquio, ante 123,87 ienes no fim da tarde de ontem em Nova Iorque, prejudicando as ações de exportadoras. "Após subir 19% desde o começo do ano, o mercado (japonês) estava propenso a um movimento de realização de lucros", comentou Nicholas Smith, estrategista de ações da CLSA.

Fornecedores de componentes da Apple tiveram perdas robustas na sessão de hoje: Murata Manufacturing, Taiyo Yuden, Foster Electric e Kyocera recuaram 4,6%, 3,2%, 5,6% e 3,3%, respectivamente. Já a operadora SoftBank, maior revendedora do iPhone no Japão, cedeu 0,9%.

A Toshiba, por sua vez, encerrou com queda de 1,7%, após um dia volátil. Ontem, o fabricante de eletrônicos anunciou a renúncia de seu executivo-chefe, Hisao Tanaka, e de outros executivos implicados num escândalo contábil na empresa.